Gaspar não está preocupado com questões de popularidade

O ministro das Finanças disse hoje, em Bruxelas, que a mensagem que "é crucial" transmitir aos portugueses, incluindo aos que se manifestaram no último sábado, é a de que os esforços que estão a fazer serão "bem-sucedidos".

"A mensagem que eu penso que é crucial dar a todos os portugueses, aqueles que se manifestaram e aqueles que não se manifestaram, é que ontem, no Eurogrupo [reunião dos ministros das Finanças da zona euro], e hoje, no Ecofin, Portugal beneficiou de uma forte mensagem de confiança por parte dos parceiros europeus", afirmou Vítor Gaspar no final da reunião dos ministros das Finanças da União Europeia (UE), quando questionado pelos jornalistas sobre os protestos do último sábado.

O ministro das Finanças acrescentou que os restantes Estados-membros "estão confiantes de que o processo de ajustamento português será bem-sucedido e que, consequentemente, todos os esforços e os sacrifícios que têm sido feitos pelos portugueses vão ter uma razão de ser e vão ser bem-sucedidos".

Vítor Gaspar disse ainda, em resposta aos jornalistas, não ter "qualquer espécie de preocupação particular com questões de popularidade".

A manifestação do passado sábado em mais de 40 cidades portuguesas e no estrangeiro foi organizada pelo movimento "Que se lixe a 'troika'".

Na reunião de hoje, os ministros das Finanças da UE chegaram a um acordo de princípio sobre o prolongamento das maturidades dos empréstimos, solicitado por Lisboa e Dublin.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG