Estudante de 18 anos é candidato da CDU a Valpaços

Um estudante de 18 anos, Fernando Teixeira, é o candidato da CDU à Câmara de Valpaços nas eleições autárquicas de 29 de setembro, estabelecendo como prioridade a aposta no desenvolvimento do setor agroindustrial.

Militante da Juventude Comunista Portuguesa (JCP), o candidato referiu hoje à Lusa que a cidade de Trás-os-Montes, no distrito de Vila Real, precisa de "sangue novo e ideias inovadoras".

Fernando Teixeira, aluno do 2.º ano de Direito da Universidade de Coimbra, avançou que conciliar os estudos com a política é "complicado", mas nenhuma das duas áreas saí prejudicada.

A principal aposta da candidatura comunista assenta na criação de agroindústrias para aumentar a produção, criar emprego e tornar o concelho mais competitivo.

"Valpaços é um concelho extremamente rico, mas as potencialidades estão subaproveitadas", disse o comunista.

Para manter e atrair novos investidores à cidade do Alto Tâmega, Fernando Teixeira defende a atribuição de benefícios fiscais às pequenas e médias empresas.

O candidato traça ainda como objetivo a defesa pelos serviços públicos, tal como a abertura do Hospital de Valpaços encerrado desde janeiro de 2011. E, acrescentou, "é importante rentabilizar os edifícios públicos para não duplicar serviços e custos".

O apoio social integra ainda a lista dos objetivos da CDU para "dar resposta" às necessidades das famílias como, a título de exemplo, o aumento do número de bolsas a estudantes do ensino superior.

O antigo presidente da câmara, o social-democrata Francisco Tavares, abandonou a autarquia em janeiro, depois de 27 anos, para "dar espaço a outros", dado não se poder recandidatar devido à lei de limitação de mandatos.

Fernando Teixeira entendeu que o concelho está hoje "mais pobre" do que há 30 anos.

"Verifica-se uma diminuição da população, quebra na taxa da natalidade, fecho de serviços públicos, elevada taxa de emigração e construção de infraestruturas

despropositadas", salientou.

O comunista Fernando Teixeira enfrenta nas autárquicas de 29 de setembro Amílcar de Almeida (PSD), Afonso Castro Videira (PS) e Manuel Carvalho (CDS-PP).

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG