Desemprego está em linha com as previsões do Governo

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, afirmou que os números do desemprego estão "razoavelmente em linha" com as previsões do Governo e disse esperar uma inversão de tendência ao longo do ano.

"Os números hoje divulgados são números preocupantes, estão razoavelmente em linha com as previsões do Governo", afirmou Passos Coelho, referindo que o que está previsto é que a taxa irá ainda crescer este ano antes de haver uma inversão de tendência.

Em declarações aos jornalistas à margem de um seminário sobre `franchising", Lisboa, Passos Coelho admitiu que os números hoje divulgados pelo INE mostram um "desemprego muito elevado".

"É um desemprego muito elevado, é a situação talvez mais dramática que nós temos no que respeita ao processo de reajustamento económico. Ele é socialmente muito doloroso, não tenho dúvida disso", disse.

De acordo com os números hoje divulgados pelo INE, a taxa de desemprego subiu para os 16,9% no quarto trimestre, face aos 15,8% observados no trimestre anterior, com o número de desempregados em Portugal a ultrapassar os 920 mil.

Na faixa etária entre os 15 e os 24 anos, a taxa de desemprego continua a subir e chegou no quarto trimestre aos 40%, afetando 165 mil pessoas.

Questionado sobre quando poderá ocorrer uma descida do desemprego, Passos Coelho disse que a expetativa do Governo é que "uma inversão de tendência terá de ser ao longo do ano".

"O nosso objetivo é que ao longo do ano haja uma inversão de tendência económica e é ao longo dessa inversão que nós prepararemos as condições para que o emprego possa aumentar no país e portanto para estancar este problema do desemprego", frisou.

O "arrefecimento da procura externa" registado "terá de ser ponderado no sentido de ver se foi uma variação no último trimestre do ano com alguns efeitos sazonais, se tem uma explicação particular, ou se é uma tendência que vá permanecer ao longo do ano", disse.

Neste momento, disse, "é cedo" para "estar a fazer alterações de previsão".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG