Defesa: Mais um passo na civilização do Ministério com posse de novos dirigentes

José Pedro Aguiar-Branco empossou esta quarta-feira o civil Alberto Coelho como diretor-geral da nova superestrutura do Ministério da Defesa, responsável pelo pessoal, armamento e património.

A cerimónia, uma das mais concorridas dos últimos anos no salão nobre do Ministério da Defesa, incluiu a condecoração do ex-diretor-geral de Armamento, tenente-general Gravilha Chambel, e a posse do contra-almirante Gameiro Marques como secretário-geral adjunto.

Além de Alberto Coelho, ex-diretor-geral de Pessoal, tomaram também posse a jurista Maria da Luz Passanha (sub-diretora-geral do Património) e o major-general Henrique Macedo (sub-diretor-geral de Armamento).

Estas escolhas, além de eliminarem dois cargos de dirigentes superiores naquelas áreas, também refletem a crescente civilização do Ministério da Defesa e são expressão da supremacia civil sobre as Forças Forças Armadas, a qual tem evoluído de forma progressiva desde a revisão constitucional de 1982.

Por comparação, assinalou o Ministério ao DN, no início da legislatura havia quatro oficiais generais e um civil no topo das direções-gerais de Armamento e de Pessoal. Agora, com a fusão das duas na direção-geral de Recursos da Defesa Nacional, a relação é de dois civis para um militar.

Acresce que a outra direção-geral, de Política de Defesa Nacional, é liderada pelo civil Nuno Pinheiro Torres e, à frente da secretaria-geral, está o também civil Gustavo Madeira.

Na sua intervenção, cerca de duas semanas após a entrada em vigor das novas leis orgânicas do Ministério e das Forças Armadas, o ministro Aguiar-Branco destacou que a nova estrutura traduz "mais racionalidade, melhores condições de gestão e de "administração da coisa pública".

"Temos, pela primeira vez em democracia, um quadro coerente" no edifício da Defesa e Forças Armadas, que se concluirá com a revisão do Estatuto dos Militares e das leis de Programação Militar e de Infraestruturas, assinalou o governante.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG