Debates a 9, 10 e 23 de setembro

Os debates televisivos entre os dois candidatos às primárias do PS, António José Seguro e António Costa, vão realizar-se nos dias 9, 10 e 23 de setembro, segundo fonte da comissão eleitoral do sufrágio. Ontem só havia acordo para os dias 9 e 23 de setembro. As candidaturas acertaram debates de 35 minutos.

O autarca de Lisboa não desejava debates na primeira semana de setembro e a sua agenda - tornada pública já no início da madrugada de quinta-feira, pela assessoria da sua candidatura - revelava que António Costa não estaria disponível para dia 1 (vai à Madeira), 2 (estará em Paris), 3 (tem reunião descentralizada da Câmara de Lisboa) e 4 (vai aos Açores). Sobrava dia 5, primeiro dia de eleições para as federações distritais socialistas.

Jorge Coelho preferiu propor esse dia. E debates com duração de 35 minutos, como confirmou ao DN o presidente da Comissão Eleitoral. Inicialmente, a proposta era de 45 minutos, mas a de Costa queria reduzir o programa a 25 minutos.

A candidatura do autarca de Lisboa notou que "esta não era" a proposta que queria mas que a aceitou "com o intuito de se chegar a um entendimento". A candidatura do secretário-geral do PS lamentou "profundamente" que os debates durem 35 minutos, "mas se essa é a única condição para haver debates, António José Seguro marcará presença".

Seguro não concordou ainda com a data escolhida por Coelho: "O dia 5 de setembro é uma sexta-feira, um dos dias da semana com menor audiência televisiva" e "pior", nesse dia, "realizam-se eleições para os presidentes das federações do PS", lembrou a candidatura.

Os costistas contra-atacaram, lembrando que "por isso" se opuseram "a que as eleições e congressos federativos se sobrepusessem ao processo das primárias" e que propuseram "várias datas" para depois do dia 6, "quando se encerram as eleições federativas". O dia 5 é "a solução possível" para "um consenso". Seguro respondeu propondo "o dia 8 de setembro para a realização do primeiro debate".

Hoje ficou decidido: Os debates televisivos entre os dois candidatos às primárias do PS, António José Seguro e António Costa, vão realizar-se nos dias 9, 10 e 23 de setembro.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG