IVA dos bens essenciais e mais apoios. Tudo sobre o debate com Costa

António Costa voltou ao Parlamento para o debate sobre política geral. Da Habitação ao custo de vida, toda a oposição deixou críticas. No entanto, pela primeira vez, o PM mostrou abertura para mexer no IVA dos bens essenciais e anunciou mais apoios em breve.

O primeiro-ministro voltou esta quarta-feira à Assembleia da República para o debate sobre política geral. Numa altura em que o aumento do custo de vida continua a ser tema e, também, a questão da habitação, estes foram os temas que marcaram praticamente todas as intervenções no plenário.

A abertura coube ao PCP, pela líder parlamentar Paula Santos, que apontou ao custo de vista e aos impactos que a inflação tem. "Sabe quanto custava um quilo de pera rocha há três anos? Eu digo-lhe: há três anos os produtores recebiam 15 cêntimos por um quilo, agora recebem 25 cêntimos. Mas há um ano era vendido a 1,49 euros e agora chega a 2,49 euros. Os produtores recebem mais dez cêntimos, a distribuição mais um euro", afirmou. Em resposta, o primeiro-ministro assumiu que "há necessidade de haver mais transparência" e, pela primeira vez, mostrou abertura para baixar o IVA dos bens essenciais. Com uma condição: a redução dos custos terá de ser real e sentida pelo consumidor final, para que não aconteça o mesmo que em Espanha.

Por outro lado, o primeiro-ministro mostrou também abertura para rever os salários na função pública. É, aliás, esperado que sexta-feira sejam anunciadas medidas de apoio às famílias mais carenciadas, segundo António Costa. Sobre isto, Catarina Martins foi quem mais criticou os apoios, classificando-os como "migalhas".

Outro tema abordado - e sobre o qual choveram críticas de toda a oposição - foi o programa Mais Habitação. À direita, os partidos acusaram Costa de adotar um conjunto de medidas estatizantes e ideológicas. À esquerda - principalmente pela voz de Paula Santos -, foram deixadas críticas aos benefícios fiscais que "contribuem para aumentar os lucros".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG