Costa recusa liderança bicéfala

O dirigente socialista António Costa recusou hoje a possibilidade de o PS seguir a solução de liderança bicéfala do Bloco de Esquerda, tendo um candidato a primeiro-ministro eleito em primárias e um secretário-geral diferente eleito pelo partido.

Esta posição foi assumida pelo presidente da Câmara de Lisboa no final da reunião da Comissão Nacional do PS, depois de criticar a proposta do secretário-geral, António José Seguro, no sentido de realizar já eleições primárias, abertas a simpatizantes, para escolher o candidato socialista a primeiro-ministro.

"A solução tem de ser clara. A solução não será clara se for bicéfala, assim tipo Bloco de Esquerda com Catarina Martins e João Semedo. Essa não é uma boa solução para um partido que tem a ambição de ser Governo - isto, admitindo que para o Bloco de Esquerda esteja a ser boa solução", declarou António Costa.

Ainda em relação à proposta de eleições primárias, António Costa criticou a lógica "de quem as ganha é candidato a primeiro-ministro e quem perde continua como secretário-geral do PS".

"Estou disponível para tudo, mas penso que deve haver uma solução clara e rápida que permita ao PS ter uma resposta eficaz para o objetivo de mudar de Governo e mudar de política. Posso ser vencido democraticamente, mas não pelo cansaço", disse.

De acordo com António Costa, o PS tem de apresentar "uma solução clara perante os portugueses".

"Não podemos estar aqui com lideranças bicéfalas, nem com um líder do partido fragilizado por perder eleições primárias, nem ainda com um candidato a primeiro-ministro fragilizado por não ter o apoio da liderança do partido", declarou o presidente da Câmara de Lisboa.

Neste quadro, António Costa defendeu que o PS "não poderá prescindir de realizar um congresso, onde será aprovada a orientação política do partido".

"O secretário-geral do PS convocou uma Comissão Política para se discutir eleições primárias. Eu estou disponível para servir o PS e os portugueses", acrescentou.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG