Cinco novos secretários de Estado tomaram posse

Cinco novos secretários de Estado tomaram hoje posse. Três foram exonerados de funções, Paulo Braga Lino, Juvenal Silva Peneda e Luís Brites Pereira.

Os cinco novos secretários de Estado foram hoje empossados pelo Presidente da República, Cavaco Silva, numa curta cerimónia realizada no Palácio de Belém, às 19h00, que contou com a presença do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, e de seis ministros.

Foram empossados Francisco Almeida Leite, para o cargo de secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Berta Cabral, para o cargo de secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional, Fernando Manuel de Almeida Alexandre, para o cargo de secretário de Estado Adjunto do ministro da Administração Interna, António Leitão Amaro, para o cargo de secretário de Estado da Administração Local, e Manuel Castro Almeida, para o cargo de secretário de Estado do Desenvolvimento Regional.

Foram exonerados o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Luís Brites Pereira, o secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Paulo Braga Lino, e o secretário de Estado Adjunto do Ministro da Administração Interna, Juvenal Silva Peneda.

Com esta mudança, o novo ministro adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, que tomou posse no dia 13 deste mês, passa a ter quatro secretários de Estado: Pedro Lomba, como seu adjunto, Pedro Cardoso da Costa, com o pelouro da Modernização Administrativa, António Leitão Amaro, com a Administração Local, e Manuel Castro Almeida, com o Desenvolvimento Regional.

Pedro Lomba e Pedro Cardoso da Costa tomaram posse no dia 13.

Por outro lado, há substituições de secretários de Estado em três ministérios, não tendo sido, por enquanto, indicados os motivos para estas saídas, que envolvem dois adjuntos, dos ministros da Defesa Nacional, Aguiar-Branco, e da Administração Interna, Miguel Macedo.

O comunicado hoje divulgado cerca das 13:20 pela Presidência da República refere apenas que Cavaco Silva "aceitou a proposta que lhe foi apresentada pelo primeiro-ministro de exoneração de secretários de Estado e de nomeação de novos titulares" e que a posse ocorreria hoje às 19:00, no Palácio de Belém.

No Ministério dos Negócios Estrangeiros, sai o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Luís Brites Pereira, sendo substituído por Francisco Almeida Leite.

O secretário de Estado adjunto e da Defesa Nacional, Paulo Braga Lino, é substituído por Berta Cabral, e o secretário de Estado adjunto do ministro da Administração Interna, Juvenal Silva Peneda é substituído por Fernando Manuel de Almeida Alexandre.

A comunicação social noticiou hoje que Silva Peneda e Braga Lino iriam sair do executivo devido a eventuais irregularidades detetadas pela Inspeção-Geral de Finanças em contratos de risco que negociaram quando eram gestores da empresa Metro do Porto.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG