Cinco ministérios já estão a organizar chegada de refugiados

Governo está a preparar o acolhimento de 1500 refugiados que Portugal vai receber. Polícias já têm plano de contingência para travar fluxos anormais de migrantes.

Administração Interna, Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Negócios Estrangeiros, Saúde e Educação são os ministérios preparados para trabalhar em conjunto na organização da chegada e acolhimento dos 1500 refugiados de guerra que Portugal vai receber, nos próximos dois anos. O Grupo de Trabalho, que está definido num projeto de despacho, a que o DN teve acesso, inclui também o Alto Comissariado para as Migrações.

A vinda destes migrantes, que neste momento estão em centros de acolhimento de Itália e Grécia, não vai, no entanto, acontecer "antes de outubro", segundo confirmou ao DN a porta-voz oficial da direção europeia para os Assuntos Internos e Migrações. Para já, disse ao DN fonte autorizada do ministério da Administração Interna (MAI), "o Governo está à espera que a UE indique quando vêm os migrantes e qual o seu e qual o seu perfil, para que possamos adaptar a organização logística e disponibilizar os recursos necessários".

Leia mais na edição impressa ou em DN e-paper.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG