Cerca de 150 mil já assinaram petições sobre Sócrates

Cinco dias depois de ser conhecida a contratação de José Sócrates como comentador da RTP, notícia avançada pelo DN, a recolha de assinaturas das petições online contra e a favor do regresso do primeiro-ministro à televisão pública abrandou, mas já ronda os 150 mil subscritores. Apenas uma, a que tem mais assinaturas, continua na lista das mais ativas no site das petições públicas.

A petição online que recolhe mais assinaturas intitula-se "Recusamos a Presença de José Sócrates como comentador da RTP", com 132696 assinantes registados às 15:00 - mais 31472 que à mesma hora de dia 22. Esta é a única petição que se mantém na lista das mais ativas do site Petição Pública.

Do lado daqueles que estão satisfeitos com a ida do ex-primeiro-ministro para a RTP, a petição "Petição A FAVOR da presença de Sócrates na RTP" contava às 15:00 com a assinatura de 7364 pessoas - mais 1895 que à mesma hora de dia 22.

Também às 15:00, a petição "Correr com José Sócrates" tinha já 2448 assinaturas e a "Contra o comentário político do ex-primeiro ministro José Sócrates na RTP" contava com 4561. Já a "Deixem o Sócrates explicar-se!" contava com 42 subscritores. A petição "Sim ao sr. Sócrates" contava com 96 assinaturas. A "Aceito Sócrates na RTP" tinha 1291 assinaturas e a "Petição a favor da presença do cidadão José Sócrates como comentador na RTP" tinha 2591 assinaturas.

A petição com mais assinaturas - "Recusamos a Presença de José Sócrates como comentador da RTP" - diz que ela vai ser enviada aos deputados da Assembleia da República e ao presidente da RTP, Alberto da Ponte. "Nós, cidadãos e contribuintes portugueses, declaramos por este meio, que recusamos a presença do Ex-Primeiro Ministro José Sócrates em qualquer programa da RTP, televisão essa que é paga com dinheiros públicos dos contribuintes que sofrem do resultado da má gestão deste senhor. Recusamos liminarmente o branqueamento das acções deste senhor através da TV dos actos de despesismo e gestão danosa, que fez com este país andasse para trás, e não para a frente", lê-se no texto da referida petição online.

Já a petição "Petição A FAVOR da presença de Sócrates na RTP", dirigida ao Parlamento, apresenta-se da seguinte forma: "Somos um grupo de cidadãos que constatam que as reações em relação à presença do engenheiro José Sócrates como comentador da RTP demonstram que ele marcou a vida política portuguesa dos últimos anos. O balanço da sua governação, positivo ou negativo, depende da avaliação de cada um e do que valoriza em cada prato da balança, houve atitude, obra feita, houve erros mas também muitos benefícios".

Segundo a lei, referiu a Lusa, qualquer petição online com pelo menos quatro mil assinaturas tem de ser apreciada em plenário da Assembleia da República.

CONSULTE AQUI AS PETIÇÕES ONLINE

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG