Cavaco Silva visita empresa de cogumelos em estufa

O presidente da República visita hoje uma das maiores empresas portuguesas de cogumelos em estufa sediada no Nordeste Transmontano, onde Cavaco Silva vai passar o dia com a economia, o património e a saúde na agenda.

O chefe de Estado participará em dez cerimónias e visitas ao longo desta sexta-feira em três dos concelhos mais isolados do distrito de Bragança, os de Torre de Moncorvo, Vila Flor e Carrazeda de Ansiães.

Cavaco Silva inicia este périplo em Torre de Moncorvo com uma passagem pela igreja da Misericórdia e inauguração do Museu de Arte Sacra, seguida de uma visita à exposição deste equipamento cultural.

Durante a manhã, em Torre de Moncorvo, visita ainda o Centro de Memória e participa na apresentação da reedição da monografia Torre de Moncorvo Município Tradicional.

O Presidente da República segue para Vila Flor, onde, à hora de almoço visita a Sousacamp, na freguesia de Benlhevai, uma das maiores produtoras nacionais de cogumelos em estufa com cinco unidades espalhadas pelo Norte de Portugal (Benlhevai, Paredes e Vila Real) e Espanha.

A empresa criada há mais de duas décadas por empresários locais é responsável por cerca de 400 postos de trabalho, mais de uma centena dos quais na unidade de Vila Flor.

A manhã termina com uma passagem pelo Santuário de Nossa Senhora da Assunção e, depois de almoço, o Presidente da República vai conhecer a Unidade de Cuidados Continuados Integrados deste concelho transmontano, que foi pioneiro neste serviço disponível há cerca de 15 anos por iniciativa da Misericórdia local.

Depois de uma visita a um museu local, o chefe de Estado segue para a empresa Frucar, em Carrazeda de Ansiães, uma organização de produtores de maçã, responsável pela maior parte das "dez a 12 toneladas" de produção anual, que "representam aproximadamente 2,5 milhões de euros anuais".

O concelho transmontano tem 550 hectares de pomares e o setor tem vindo a registar uma nova dinâmica agrícola e algum rejuvenescimento, com jovens a apostarem na fruticultura e os produtores já instalados a aumentarem a área de produção.

Ainda em Carrazeda de Ansiães, Cavaco Silva ficará a conhecer a iniciativa da autarquia local para atrair turistas ao concelho, o Circuito Turístico do castelo de Ansiães e do Douro.

O Presidente da República termina a jornada no Nordeste Transmontano com uma visita, no final da tarde, ao castelo de Ansiães.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG