Cavaco jantou a sós com Juan Carlos e Giorgio Napolitano

Os presidentes português, Cavaco Silva, e o seu homólogo italiano, Giorgio Napolitano, jantaram hoje com o Rei Juan Carlos, a sós, num restaurante de Madrid, num momento de "particular importância" para os três países, disseram à Lusa fontes na capital espanhola.

Fontes em Madrid confirmaram à agência Lusa que o jantar decorreu num dos restaurantes mais conhecidos do centro da capital espanhola

O encontro decorreu depois de Cavaco Silva e Giorgio Napolitano, os chefes de Estado de Portugal e de Itália, receberem das mãos do Rei espanhol os Prémios Nueva Economia Fórum 2011 e 2012, no Teatro da Zarzuela, em Madrid.

Fontes ouvidas pela Lusa destacam o facto de o encontro ocorrer num momento em que os três países vivem uma situação complexa, com a pressão da crise económica.

Ocorre, igualmente, num momento de crescente diálogo entre os três países e entre os próprios chefes de Estado, que "são amigos", como explicaram à Lusa fontes diplomáticas.

Giorgio Napolitano está a poucos meses de terminar o seu mandato, pelo que este poderá ser um dos últimos encontros, a sós, dos três líderes, que sentem "apreço e amizade" profunda relativamente "aos países uns dos outros".

Os três líderes voltam a encontrar-se na quarta-feira, quando presidem, no Palácio del Pardo, em Madrid, à 8ª reunião da COTEC, iniciativa conjunta das presidências de Portugal, Espanha e Itália.

Segundo o programa da reunião da COTEC, o encontro arranca com um debate sobre inovação e pequenas e médias empresas, onde se prevê a intervenção de Daniel Calleja Crespo, da Comissão Europeia.

Participam ainda os diretores-gerais da COTEC Portugal, Daniel Bessa, da COTEC itália, Claudio Roveda e da COTEC Espanha, Juan Mulet.

O encontro incluirá intervenções dos presidentes da COTEC dos três países, João Bento, Gian Maria Gros-Pietro (em nome do presidente Luigi Nicolais) e Juan-Miguel Villar Mir.

Depois da intervenção do vice-presidente da Comissão Europeia, Antonio Tajani, intervirão os chefes de Estado dos três países.

O encontro termina com um almoço oferecido pelo rei Juan Carlos.

O encontro repete no essencial o modelo seguido na reunião da COTEC em Madrid, realizada em 2009, onde também estiveram presentes os chefes de Estado dos três países.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG