Cavaco critica 'ziguezagues, cacofonia e hesitações'

O Presidente da República disse hoje esperar que Portugal "nunca" necessite de reestruturar a dívida e voltou a deixar críticas à "cacofonia" e "ziguezagues" da Europa em relação à crise da Zona Euro e à situação da Grécia.

"Nunca é uma boa solução a reestruturação e eu espero bem que Portugal nunca, nunca, venha a encontrar-se nessa situação", afirmou o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, em declarações aos jornalistas no final da cerimónia de atribuição do Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores, que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Depois de já esta manhã ter colocado uma mensagem na sua página da rede social Facebook, onde defendeu que "é a hora de exigir sentido de responsabilidade" à Europa, Cavaco Silva voltou a deixar duras críticas à forma está a ser conduzida a crise da Zona Euro, lamentando os "ziguezagues, a cacofonia, as hesitações e as indefinições" que têm ocorridos nos últimos dias.

"Espero bem que os líderes europeus estejam à altura da sua responsabilidade, que dêem de facto uma resposta adequada a uma situação que está a colocar a Europa numa situação muito negativa face à comunidade internacional", preconizou, recordando que há alguns dias o G20 já veio avisar os líderes europeus para que "ponham a casa em ordem".

Admitindo estar "desapontado com a cacofonia e os ziguezagues que nos últimos dias se manifestaram", o Presidente da República lembrou os sucessivos adiamentos que têm existido no encontrar de uma solução definitiva para a crise da Zona Euro.

"Primeiro tínhamos um Conselho Europeu no dia 17, passou para o dia 23, pode ter lugar amanhã [domingo] dia 23, mas ocorrerá outro no dia 26", relatou, frisando que nessa reunião estará em cima da mesa o alargamento da reestruturação da dívida grega que já tinha sido decidido dia 21 de Julho.

"Apenas resta-me aguardar pelas decisões que podem ser tomadas pelos líderes europeus amanhã e depois na quarta-feira", acrescentou.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG