Campanha. Passos quer apenas um frente-a-frente com Costa

Partidos reuniram-se com representantes da RTP, SIC e TVI para definir os debates que terão lugar durante a campanha para as legislativas. Encontro resultou num impasse e repete-se na sexta-feira.

Os três canais de televisão generalistas reuniram-se esta terça-feira com os partidos, depois de na semana passada terem apresentado uma proposta conjunta para os debates das eleições legislativas.

Na reunião, que decorreu ao final da manhã, foram debatidas as propostas feitas pela RTP, SIC e TVI: as três estações previam emitir um debate cada uma entre o primeiro-ministro e o líder socialista. A ideia foi aceite por António Costa mas, segundo o Expresso, Pedro Passos Coelho só quer um frente-a-frente com o secretário-geral do PS. Passo concede, no entanto, na duração desse único debate, que poderia ser mais longo do que o habitual e chegar, adianta o jornal Público, à hora e meia. Seria emitido em simultâneo por todas as televisões.

Em cima da mesa estavam também, além dos debates entre candidatos do PS e da coligação no Governo, uma discussão que juntasse todas as candidaturas com assento parlamentar, transmitida por todos os meios de comunicação social, e ainda vários frente-a-frente entre os candidatos.

Mas o PS, refere o Expresso, só quer debates a quatro (um representante de cada coligação, outro do PS e um quarto do Bloco de Esquerda) argumentando que a lei da cobertura das campanhas eleitorais fala em candidaturas e programas políticos, e não em partidos. Na prática, significaria que Paulo Portas, do CDS-PP, coligado com o PSD, ou Heloísa Apolónia, dos Verdes, que correm coligados com o PCP, não estariam presentes nestes debates. Esta mesma objeção terá sido levantada pelos canais de televisão, que teriam de emitir mais debates caso os parceiros de coligação fossem chamados à discussão.

A reunião resultou assim num impasse, que deverá ser desfeito só na próxima sexta-feira, dia em que os partidos e as televisões voltam a reunir.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG