BE fala em "péssimas notícias" e incita Governo a renegociar parcerias

O Bloco de Esquerda (BE) acusou hoje o Governo da maioria PSD/CDS-PP de querer "passar todos os custos para os utilizadores", referindo-se à alegada intenção de introduzir mais portagens em diversas autoestradas como "péssimas notícias".

"Criar novos custos às famílias e às empresas não é o caminho. Acima de tudo, aquilo que o Governo devia estar a fazer, de forma sólida, era uma renegociação das parcerias público-privadas, que não atirasse os custos para os utilizadores, que fizesse de facto uma negociação dura com as entidades privadas às quais foram atribuídas taxas de rentabilidade dos seus investimentos absolutamente disparatadas", disse a deputada Ana Drago à Agência Lusa.

Segundo o Diário Económico de hoje, o Governo prepara 15 novos pórticos automáticos de cobrança, sobretudo no Norte do país e na Grande Lisboa, medida que constará de um documento confidencial do Executivo, entregue à "troika" em novembro, durante a sexta avaliação do memorando de entendimento.

De acordo com o jornal, o Governo espera um aumento das receitas entre os 47 milhões e os 70 milhões de euros anuais, com as referidas novas portagens.

A parlamentar bloquista defendeu tratar-se de "péssimas notícias", relativamente a "uma rede rodoviária que é hoje absolutamente fundamental para a atividade económica, nomeadamente da zona Norte do País, onde são anunciados muitos destes pórticos".

"Todos sabemos que é a zona do país com maior taxa de desemprego e de pobreza e, num momento de contração da atividade económica, a economia não precisa que o Governo invente novos problemas e novos custos. Necessita, pelo contrário, de políticas de estímulo e de crescimento", disse.

Em reação à notícia do Diário Económico, o ministério da Economia esclareceu hoje de manhã que o Governo ainda "não tomou qualquer decisão" sobre a introdução de novas portagens, realçando que as notícias são fomentadas "por parte de quem quer ver enfraquecida a posição do executivo".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG