Barreto Xavier é "um técnico com muita experiência", diz Canavilhas

A pianista Gabriela Canavilhas, ex-ministra da Cultura e atual deputada do Partido Socialista, disse à Lusa que o novo secretário de Estado da Cultura é "um técnico com muita experiência em políticas culturais públicas".

Jorge Barreto Xavier toma hoje posse como secretário de Estado da Cultura, sucedendo a Francisco José Viegas que se demitiu do cargo "por razões de saúde".

"Esta nomeação clarifica a verdadeira natureza das motivações que levaram Jorge Barreto Xavier à auto demissão do cargo de diretor geral das artes do anterior Governo socialista", disse Canavilha antiga titular da pasta da Cultura.

A deputada salientou "outros méritos" de Barreto Xavier, de 46 anos: "trata-se de um técnico com muita experiência em políticas culturais públicas, quer como ex-vereador de Isaltino Morais, quer como ex-assessor do ex-ministro Pinto Ribeiro".

"Sabe como funciona a Direção Geral das Artes que dispôs dos valores para apoios às artes em 2009 e 2010 mais elevados de sempre em Portugal, e por isso pode reativá-la - está inativa há 18 meses -, e conhece bem o meio artístico contemporâneo", acrescentou.

"Como agora dispõe de menos de metade das verbas de 2010, veremos como irá corresponder aos desafios do setor", referiu a deputada que rematou em seguida: "desejo-lhe as maiores felicidades para a sua difícil missão".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG