Balsemão pressiona Rui Rio a avançar para Belém

Fundador do PSD diz que o ex-autaca do Porto é hipotética candidatura à Presidència que "mais confiança e entusiasmo" lhe inspira. E lembra: "Os prazos vão encurtando"

O militante nº1 do PSD disse esta tarde que "Rio tem o perfil adequado para exercer a Chefia do Estado" e que "de todas as candidaturas anunciadas, semi-anunciadas, verdadeiras, hipotéticas, até agora conhecidas, a eventual candidatura de Rui Rio à Presidência da República é a que mais confiança e entusiasmo e confiança me inspira".

Na apresentação do livro "Raízes de Aço", que é sobre Rui Rio e foi escrito pelo psiquiatra Mota Cardoso, Francisco Pinto Balsemão fez mesmo pressão para que o ex-secretário-geral do PSD se candidatasse a Belém, dizendo: "Os prazos vão encurtando. E o cavalo do poder raramente passa mais de uma vez à porta de quem o pode montar". Isto apesar de dizer que "depende dele[ Rui Rio]e só dele a decisão".

O patrão da Impresa deixou claro que Rio é o seu favorito face a outros potenciais candidatos à direita (como Santana Lopes ou Marcelo Rebelo de Sousa), explicando que o ex-autarca do Porto seria a pessoa indicada para, como Presidente, liderar "a concretização do acordo de regime ou de governação nacional pelo qual ele, eu e muitos outros há tanto tempo nos batemos".

Balsemão destacou que Rui Rio foi "corajoso", destacando "atitudes e decisões" que o ex-autarca "tomou perante o Futebol Clube do Porto e o seu presidente [Pinto da Costa] ou sobre a não localização do El Corte Inglês no Porto, ou no PSD, a guerra da remuneração".

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG