Assunções entronizadas pela Confraria do Espumante

A presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, e a ministra da Agricultura, Assunção Cristas, vão ser entronizadas, no sábado, em Évora, pela Confraria Nacional do Espumante.

A cerimónia de entronização de 20 novos confrades vai ser presidida pelo Bispo Emérito de Lamego, Jacinto Botelho, estando marcada para sábado, às 11:30, na Sé Catedral de Évora.

O comendador Rui Nabeiro, a vencedora do prémio de empreendedorismo europeu, Sandra Correia, e a apresentadora de televisão Bárbara Guimarães são outras das pessoas que vão ser entronizadas confrades na cerimónia.

Criada em 2004, a organização, que tem como primeiro confrade honorário o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, tem como objetivos a promoção, divulgação, valorização e defesa do espumante produzido nas várias regiões do país.

A Confraria Nacional do Espumante pretende também preservar a autenticidade de cada região, promovendo o seu património natural, cultural, paisagístico, arquitetónico, religioso e museológico, além do seu artesanato e gastronomia.

Através de ações que associem o espumante ao cultivo da vinha, à cultura e ao turismo, a confraria quer contribuir para o combate à desertificação e ao constrangimento das zonas rurais, assim como para a dinamização e desenvolvimento económico e social das regiões e do país.

Depois da cerimónia, está previsto um desfile entre a Sé Catedral e a Câmara de Évora, seguindo-se a receção de boas vindas pelo autarca local, José Ernesto Oliveira, e as intervenções da presidente da Assembleia da República e da ministra da Agricultura.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG