Ana Gomes denuncia "irregularidades" no Espírito Santo

Eurodeputada do PS escreveu carta ao presidente do BCE, Mario Draghi, onde pede que sejam fiscalizadas as "irregularidades" no Espírito Santo Financial Group.

A deputada socialista no Parlamento Europeu, Ana Gomes, escreveu esta quinta-feira duas cartas dirigidas a Mario Draghi, presidente do Banco Central Europeu (BCE), e a Andrea Enria, presidente da Autoridade Bancária Europeia, onde denuncia "irregularidades" no Espírito Santo Financial Group (ESFG).

Nas cartas, divulgadas no seu site de eurodeputada, Ana Gomes recorda que "recentemente foram reportadas 'sérias irregularidades' em contas" da Espírito Santo Internacional, que passaram por "omissões na contabilidade de passivos" ("segundo a imprensa", no valor de 1,2 mil milhões de euros, explica a eurodeputada) e "sobrevalorização de ativos".

Outra irregularidade apontada relaciona-se com o Banco Espírito Santo Angola (BESA), que terá perdido o rasto a 5,7 mil milhões de dólares (cewrca de 4,2 mil milhões de euros).

Avisando que estas "irregularidades" colocam "em risco" os sistemas bancários europeu e português, Ana Gomes insiste numa investigação das entidades europeias ao grupo financeiro português, mas também aos supervisores em Portugal, o Banco de Portugal e a CMVM, que "não declararam quaisquer interdições (...) contra os executivos de topo do ESFG/GES/BES".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG