Política
16 janeiro 2022 às 16h47

Rio "brincou" com voto antecipado de Costa e gera nova polémica

O líder do PSD comentou de forma irónica a decisão do líder do PS votar dia 23, no Porto, e está a ser fortemente criticado.

"O Dr. António Costa arranjou uma forma airosa de evitar ter de fazer o que sabe que não é bom para Portugal; ter de votar nele próprio. Chapeau!", comentou Rui Rio na rede social Twitter sobre o facto de António Costa se ter inscrito para votar antecipadamente no dia 23, no Porto.

Twittertwitter1482723766010482690

Este tuíte está a gerar críticas e muitas pessoas a dizerem que não entendem o que o líder do PSD quer dizer. O deputado socialista Pedro Delgado Alves foi um dos que comentou: "O voto antecipado é em mobilidade, experiência de sucesso que garante voto a todos e funciona assim desde 2015. António Costa vai votar para o círculo Lisboa, onde está recenseado. Devia corrigir o tweet para não espalhar desinformação e confusão nos eleitores em tema tão relevante."

O antigo bloquista e comentador Daniel Oliveira comentou por cima do deputado socialista para dizer "É importante ter deputados, como tu, a explicar ao cidadão mais distraído como isto funciona. Não é que tenha de saber estas coisas como se quisesse ser primeiro-ministro."

Esta tarde de domingo. Rio, classificou como "uma brincadeira" a publicação que fez sobre o voto antecipado de António Costa, dizendo que a campanha eleitoral também tem de ser "alegre e com alguma piada".

Questionado sobre o tema, à margem de uma arrumada em Barcelos (Braga), Rio desdramatizou.

"A tendência das campanhas eleitorais é de começarem a ficar tensas e uns contra os outros. O que pretendo é brincar, não têm sentido de humor? Eu sei que ele pode votar em Mirandela, Porto ou Lisboa e conta sempre para no sítio onde está recenseado", afirmou."Não querem com brincadeira, posso fazer sem brincadeira", assegurou.

Questionado se quis tirar alguma tensão da campanha, o presidente do PSD respondeu afirmativamente: "E vou fazer isso provavelmente mais vezes, a campanha eleitoral também tem de ter alguma piada, dizemos coisas sérias, mas outras também com piada", afirmou.

Sobre as críticas de que poderá confundir os eleitores, Rio considerou que acha "sinceramente que não".

"Devemos fazer isto com alegria, respeito e alguma brincadeira à mistura, para as coisas não serem tão pesadas. Podemos começar todos a insultar-nos uns aos outros ou pegar na vírgula que cada um disse e tentar fazer disso um caso, não é o meu estilo como sabem", afirmou.

Ainda assim, para quem não pensar desta forma, Rio deixou um conselho: "O que disse é uma brincadeira, quem quiser levar isto muito a sério, que não vote em mim, vote naqueles que levem muito a sério", afirmou.

Rui Rio esclareceu ainda que não pretende recorrer ele próprio ao voto antecipado.

Com Lusa