Política
07 maio 2021 às 12h22

Deputado Ricardo Leão é o candidato do PS à Câmara de Loures

Em declarações à agência Lusa, Ricardo Leão explicou que a principal motivação para concorrer à presidência do município é "travar a estagnação".

Lusa

O deputado e presidente da Assembleia Municipal de Loures, Ricardo Leão, vai ser o candidato do PS à presidência do município nas próximas eleições autárquicas, tendo como prioridades as áreas da Saúde, Educação e Habitação, confirmou esta sexta-feira o próprio.

Ricardo Leão tem 45 anos e foi vereador da Câmara Municipal de Loures, no distrito de Lisboa, entre 2001 e 2013, tendo assumido os pelouros das Finanças, Educação, Cultura, Juventude e Desporto.

Atualmente, desempenha os cargos de deputado na Assembleia da República e de presidente da Assembleia Municipal de Loures, para o qual foi eleito pelo PS nas eleições autárquicas de 2017.

Em declarações à agência Lusa, Ricardo Leão explicou que a principal motivação para concorrer à presidência do município é "travar a estagnação".

"É um concelho que se atrasou, parou nos últimos oito anos, que não progrediu em matérias tão essenciais como a Educação e a Saúde, como outros municípios", apontou o candidato socialista.

Nesse sentido, Ricardo Leão acusou o atual executivo liderado pelo comunista Bernardino Soares de ter uma política de "queixumes" e de "passa culpas".

"Enquanto outros municípios construíram centros de saúde, sem olhar para quem é a responsabilidade, aqui continua-se a atribuir o passa culpas. Temos escolas do básico e do secundário com necessidades de intervenção profunda e que não se fazem porque a responsabilidade novamente é do Governo", exemplificou.

Além da Educação e da Saúde, Ricardo Leão tem como prioridades as áreas do Emprego e da Habitação, apontando para a necessidade da criação de polos tecnológicos e de uma bolsa de habitação pública destinada à classe média.

No que diz respeito à mobilidade e transportes, o candidato socialista defende a criação de uma saída na Autoestrada A1 na zona da Bobadela, a religação da 2.ºcircular à cidade de Sacavém e o incremento da rede de transportes dentro do concelho.

Entretanto, Ricardo Leão, que apresenta oficialmente a sua candidatura no domingo, adiantou que a candidata à Assembleia Municipal de Loures será a deputada, ex-secretária de Estado da Educação e antiga presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Susana Amador.

A Câmara Municipal de Loures é presidida deste 2013 por Bernardino Soares (CDU).

O atual executivo é composto por quatro eleitos da CDU (incluindo o presidente), quatro do PS e três da coligação Primeiro Loures (PSD/PPM).

As autárquicas deste ano ainda não têm data marcada, mas, segundo a lei, ocorrem entre setembro e outubro.