Alegre considera anúncio de Costa à liderança do PS "atitude de risco"

O histórico socialista Manuel Alegre considerou hoje uma "atitude de risco" o anúncio de António Costa da disponibilidade para disputar a liderança do Partido Socialista, dizendo que vai lançar "um debate e reflexão" no partido.

"Admiro a atitude, é de risco, mas enfim, as pessoas que têm ambições à liderança do partido devem aparecer nos momentos que consideram importantes para a vida da democracia e do país", disse Manuel Alegre em declarações à Agência Lusa.

Para o histórico socialista, trata-se de um ato político que tem de ser considerado "com toda a normalidade num partido democrático como é o PS", sublinhando que irá trazer debate e reflexão e que, se no futuro, houver uma disputa pela liderança seja o partido a sair reforçado do debate.

Manuel Alegre recordou ainda que quando disputou em 2004 a liderança do PS com José Sócrates houve um "grande debate interno" que levou ao partido a uma maioria absoluta.

Na altura, Sócrates foi eleito secretário-geral com quase 80 por cento, vencendo as candidaturas de Manuel Alegre e João Soares.

"É sempre bom debater, não apenas pessoas, mas também ideias e estratégia politicas. Não deve haver tabus, sou amigo dos dois, tenho apoiado [António José] Seguro, mas sou amigo dos dois", frisou.

Falando à TSF, o histórico socialista recusou dizer se apoiaria Seguro ou Costa, invocando ser "amigo dos dois". "Não é uma situação fácil, de um ponto de vista pessoal", explicou.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG