A declaração de Cavaco vista pela imprensa estrangeira
A declaração de Cavaco Silva a apelar a um "compromisso de salvação nacional" que envolva PSD, CDS e PS foi noticiada por vários meios de comunicação internacionais.
El País
Relacionados
O diário espanhol titulava no seu site: "O Presidnete português pede um 'compromisso de salvação nacional' e destacava a intervenção de um Presidente que até agora fora "um agente ativo apesar de silencioso na crise política que viveu o país".
BBC
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
O site britânico noticiou a intervenção de Cavaco com o título: "Presidente de Portugal rejeita eleições antecipadas". A BBC recorda ainda que após dois anos de recessão, o desemprego em Portugal está acima dos 17,5% e a economia deve contrair 2,3% este ano.
Financial Times
O diário economico britânico também noticiou no seu site a declaração de Cavaco, sublinhando que o Presidente apelou a "um acordo entre os partidos" que levaria a eleições antecipadas em 2014.
Wall Street Journal
O site do diário económico norte-americano destaca as palavras de Cavaco Silva com o título: "Presidente de Portugal apela a partidos para se juntarem em pacto orçamental". E recordou que o País está mergulhado numa "recessão dolorosa".
AFP
A agência noticiosa francesa ouviu nas palavras de Cavaco Silva um "apoio à coligação" de Governo "para virar a página da crise". Mas a AFP sublinha ainda que o Presidente português apelou a um acordo entre os três partidos que assinaram o memorando de entendimento com a troika.
Reuters
A agência noticiosa americana sublinhou que Cavaco Silva pediu um acordo "de salvação" nacional que inclua a oposição. Afirma ainda que esta "decisão inesperada" vem acrescentar "incerteza" à crise política no País.