PS no Comité Olímpico para poder negociar mais verbas para o Desporto
Fernando Gomes, presidente do Comité Olímpico Português, reuniu com uma delegação do Partido Socialista, encabeçada pelo Secretário-geral, José Luís Carneiro, e o líder da bancada Parlamentar, Eurico Brilhante Dias. O ex-presidente da Federação Portuguesa de Futebol apresentou os temas considerados prioritários para discussão e ação, de forma a responder às necessidades identificadas pelas federações.
No centro da conversa esteve o financiamento desportivo, com sensibilização ao PS para que haja abertura para tentar negociar acima os valores previstos para o Desporto no próximo Orçamento de Estado.
Durante a reunião, na qual participaram também a secretária-geral do COP, Diana Gomes, e o vice-presidente, Domingos Castro, o COP expressa no seu site oficial que "os responsáveis socialistas mostraram grande recetividade para as sugestões, nomeadamente no que diz respeito à reforma do Estatuto do Dirigente Desportivo em regime de voluntariado; à alteração do modelo de financiamento do desporto nacional; à conservação das infraestruturas desportivas; e à alteração da Lei do Mecenato no sentido de aumentar os benefícios fiscais a empresas que queiram apoiar os atletas portugueses."
“Foi mais uma reunião muito positiva e que nos dá esperança quanto à mudança que todos reconhecem ser importante para ajudar as Federações Desportivas e os nossos atletas a trazerem ainda melhores resultados para Portugal. Mas que terá de ser materializada rapidamente, em particular em sede do Orçamento do Estado para 2026”, lembrou Fernando Gomes, vincando a importância de maior financiamento.
Em 2023, o valor tinha superado os 50 milhões de euros. Em 2024, o executivo tentou baixar a fasquia para os 42,5 milhões de euros para o desporto, mas chegou aos 54,5 milhões depois de muitos protestos por parte das federações e confederações desportivas.