Mexida no ISP faz gasolina descer três cêntimos

A alteração será feita através de portaria, por isso não aparece no Orçamento do Estado, justifica o ministro das Finanças.

As alterações ao Adicional do Imposto Sobre Produtos Petrolíferos (ISP) vai fazer baixar o preço da gasolina em três cêntimos por litro. A indicação foi avançada esta tarde pelo ministro das Finanças durante o primeiro dia do debate na generalidade do Orçamento do Estado para 2019 (OE 2019).A esquerda parlamentar (PS, BE, PCP e PEV) e o PAN já anteciparam o seu voto favorável à proposta do executivo, apesar de bloquistas, comunistas e ecologistas terem defendido a necessidade de, na especialidade, melhorar propostas. PSD e CDS votarão contra.

Mário Centeno anunciou a medida numa resposta ao deputado do PCP Paulo Sá que questionou o ministro sobre a necessidade de reduzir a carga fiscal sobre os combustíveis, depois do aumento das taxas feito em 2016 e que ficou conhecido como o "adicional" do ISP.

Com as alterações, o preço do litro de gasolina baixa três cêntimos, sendo eliminado o aumento verificado há dois anos.

Leia o "filme" do debate:

Exclusivos

Premium

Espanha

Bolas de aço, berlindes, fisgas e ácido. Jovens lançaram o caos na Catalunha

Eram jovens, alguns quase adultos, outros mais adolescentes, deixaram a Catalunha em estado de sítio. Segundo a polícia, atuaram organizadamente e estavam bem treinados. José Manuel Anes, especialista português em segurança e criminalidade, acredita que pertenciam aos grupos anarquistas que têm como causa "a destruição e o caos" e não a luta independentista.