Montenegro surpreendido por Costa dizer que apresentou o melhor orçamento

O candidato à liderança do PSD Luís Montenegro considerou natural o anúncio de que o partido votará contra o Orçamento do Estado, mas manifestou-se surpreendido por ouvir o primeiro-ministro dizer que este é o seu melhor orçamento.

"O PSD anunciou o seu sentido de voto sobre o Orçamento do Estado, não foi surpreendente", afirmou o candidato durante um comício em Lisboa.

Para Luís Montenegro, "o que foi mais surpreendente, e não pode passar em claro, foi ter ouvido o primeiro-ministro dizer ontem [segunda-feira] que apresentou ao país o seu melhor orçamento".

"Se o seu melhor orçamento é o orçamento que traz a Portugal a maior carga fiscal de sempre, um modelo económico onde se vai desacelerar nas exportações e se vai intensificar as importações, onde os serviços públicos vão continuar caóticos - como ainda agora aqui o doutor Matos Correia evidenciava no caso da saúde -, se esse é o melhor que António Costa tem a apresentar a Portugal, então Portugal tem rapidamente de ter alternativa ao doutor António Costa e ao Partido Socialista", justificou.

O presidente e líder parlamentar do PSD, Rui Rio, anunciou que o partido votará contra a proposta de Orçamento do Estado para 2020 na generalidade.

"Naturalmente, a minha proposta é que PSD vote na generalidade contra o Orçamento do Estado", anunciou Rui Rio, no encerramento das jornadas parlamentares de um dia que o PSD realizou na Assembleia da República, em Lisboa.

A proposta de Orçamento do Estado para 2020 será votada na generalidade na sexta-feira - não tendo ainda viabilização garantida -, na véspera das eleições diretas para a liderança do PSD, disputadas entre o antigo líder parlamentar Luís Montenegro, o atual vice-presidente da Câmara de Cascais, Miguel Pinto Luz, e o atual presidente do partido, Rui Rio.

O secretário-geral do PS e primeiro-ministro, António Costa, afirmou na segunda-feira, no discurso de abertura do jantar de Natal e de Ano Novo do Grupo Parlamentar do PS, em Lisboa, que a quinta proposta de orçamento que um Governo por si liderado apresenta à Assembleia da República "é a melhor de todas", já que se caracteriza "pelos avanços" e pela ausência de qualquer retrocesso.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG