Secretas sem quaisquer dados que alterem nível de ameaça

Secretária-geral do Sistema de Informações da República Portuguesa diz que nível de segurança "mantém-se moderado".

A embaixadora Graça Mira Gomes disse esta terça-feira que o nível de ameaça à segurança interna "mantém-se moderado" e não existem dados relativos ao furto de material de guerra em Tancos que "levem a alterar essa situação".

A secretária-geral do Sistema de Informações da República Portuguesa (SGSIRP) falava perante a Comissão parlamentar de Defesa, numa audição requerida pelo PS depois de o Expresso noticiar há semanas que o Ministério Público comunicou ao tribunal haver ainda material na posse de desconhecidos.

"Não me parece que haja questões de alarme social" nesta altura por causa do material furtado em Tancos e que alegadamente ainda está desaparecido, insistiu Graça Mira Gomes, embora sem desvalorizar a gravidade daquela situação.

"Não estamos a pôr o assunto em segundo plano", prosseguiu a SGSIRP, mas o processo está sob segredo de justiça e os serviços de informações não participam na investigação.

Graça Mira Gomes disse ainda que há "contactos constantes e permanentes" com as forças e serviços de segurança, bem como com as Forças Armadas e com os parceiros internacionais, em especial sobre o tráfico ilícito de armamento.

A SGSIRP informou ainda os deputados da Comissão de Defesa que nesta altura não existe qualquer ameaça terrorista dirigida contra Portugal.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Anselmo Borges

"Likai-vos" uns aos outros

Quem nunca assistiu, num restaurante, por exemplo, a esta cena de estátuas: o pai a dedar num smartphone, a mãe a dedar noutro smartphone e cada um dos filhos pequenos a fazer o mesmo, eventualmente até a mandar mensagens uns aos outros? É nisto que estamos... Por isso, fiquei muito contente quando, há dias, num jantar em casa de um casal amigo, reparei que, à mesa, está proibido o dedar, porque aí não há telemóvel; às refeições, os miúdos adolescentes falam e contam histórias e estórias, e desabafam, e os pais riem-se com eles, e vão dizendo o que pode ser sumamente útil para a vida de todos... Se há visitas de outros miúdos, são avisados... de que ali os telemóveis ficam à distância...