Mexida no ISP faz gasolina descer três cêntimos

A alteração será feita através de portaria, por isso não aparece no Orçamento do Estado, justifica o ministro das Finanças.

As alterações ao Adicional do Imposto Sobre Produtos Petrolíferos (ISP) vai fazer baixar o preço da gasolina em três cêntimos por litro. A indicação foi avançada esta tarde pelo ministro das Finanças durante o primeiro dia do debate na generalidade do Orçamento do Estado para 2019 (OE 2019).A esquerda parlamentar (PS, BE, PCP e PEV) e o PAN já anteciparam o seu voto favorável à proposta do executivo, apesar de bloquistas, comunistas e ecologistas terem defendido a necessidade de, na especialidade, melhorar propostas. PSD e CDS votarão contra.

Mário Centeno anunciou a medida numa resposta ao deputado do PCP Paulo Sá que questionou o ministro sobre a necessidade de reduzir a carga fiscal sobre os combustíveis, depois do aumento das taxas feito em 2016 e que ficou conhecido como o "adicional" do ISP.

Com as alterações, o preço do litro de gasolina baixa três cêntimos, sendo eliminado o aumento verificado há dois anos.

Leia o "filme" do debate:

Ler mais

Exclusivos

Premium

Ricardo Paes Mamede

Benefícios fiscais para quê e para quem

São mais de 500 os benefícios fiscais existentes em Portugal. Esta é uma das conclusões do relatório do Grupo de Trabalho para o Estudo dos Benefícios Fiscais (GTEBF), tornado público na semana passada. O número impressiona por uma razão óbvia: um benefício fiscal é uma excepção às regras gerais sobre o pagamento de impostos. Meio milhar de casos soa mais a regra do que a excepção. Mas este é apenas um dos alertas que emergem do documento.

Premium

educação

O que há de fascinante na Matemática que os fez segui-la no ensino superior

Para Henrique e Rafael, os números chegaram antes das letras e, por isso, decidiram que era Matemática que seguiriam na universidade, como alunos do Instituto Superior Técnico de Lisboa. No dia em que milhares de alunos realizam o exame de Matemática A, estes jovens mostram como uma área com tão fracos resultados escolares pode, afinal, ser entusiasmante.