Manuel Salgado, vereador do Urbanismo, sai da Câmara de Lisboa

Ricardo Veludo, coordenador da equipa de missão do Programa Renda Acessível, será o substituto. Manuel Grilo, do Bloco de Esquerda, já reagiu à saída de Salgado.

Manuel Salgado, vereador da Câmara Municipal de Lisboa com o pelouro do Planeamento, Urbanismo, Património e Obras Municipais, vai deixar o cargo, avança o jornal Sol. Ricardo Veludo, coordenador da equipa de missão do Programa Renda Acessível, vai substituí-lo, segundo o Expresso, a quem Salgado confirmou a saída.

"Esta decisão foi tomada no mandato anterior. Foi tomada de acordo com o presidente Fernando Medina quando se constituíram as listas para este mandato. Neste mês de julho fiz 75 anos e completei 12 anos de mandato como autarca", disse ao jornal.

"Eu acredito convictamente que as pessoas não se eternizem nos lugares e que seja dado lugares aos novos", acrescentou.

Primo de Ricardo Salgado, o até agora vereador do Urbanismo, de 75 anos, terá informado os serviços que iria sair e a sucessão pode ser assegurada por Veludo, mas também por Miguel Gaspar, vereador da mobilidade, ou João Paulo Saraiva, vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, disse fonte da autarquia ao Sol.

Salgado chegou à Câmara Municipal de Lisboa há 12 anos. Além do cargo de vereador, o arquiteto é também presidente do conselho de administração da empresa municipal Lisboa Ocidental SRU -- Sociedade de Reabilitação Urbana.

Substituto também é do PS, aponta BE

O vereador de Ação Social e Educação da Câmara de Lisboa, Manuel Grilo, do Bloco de Esquerda, já reagiu à saída de Salgado.

Na sua página de Facebook escreve que "com a saída de Manuel Salgado, o importante não é avaliar a pessoa, mas a política de urbanismo da cidade. Essa política é a do PS . É ela que permite os atropelos como a TorrePortugália com créditos de construção para ignorar o PDM. Essa política é uma passadeira vermelha aos negócios", que continua a atacar a política de Urbanismo de Medina para a cidade.

"O #Bloco tem trabalhado para uma cidade para as pessoas e tem conseguido impor alguns passos importantes, como o programa público de Renda Acessível, a construção de equipamentos públicos ou, com a força dos moradores, reverter o projeto para a praça do Martim Moniz", escreve também Manuel Grilo e chamando a atenção para o facto de o vereador subistuto, "tal como Manuel Salgado", tamém pertencer "à lista de candidatos do Partido Socialista".

Exclusivos