Jovens advogados homenageiam Jorge Sampaio

Pela sua carreira como advogado, o antigo presidente da República receber o Prémio Carreira.

Jorge Sampaio vai ser homenageado pela Associação de Jovens Advogados Portugueses. Na sua qualidade de advogado o antigo presidente da República vai receber o Prémio Carreira durante a I Gala da ANJAP.

A cerimónia terá lugar na próxima sexta-feira, dia 21, no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa.

Neste encontro, que tem o apoio do Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa e da Câmara Municipal de Lisboa, mais de 300 advogados vão discutir questões como a "proletarização da profissão" ou a "falta de apoios em termos de aspetos de segurança social", como é anunciada numa nota da associação.

Na gala - que tem como tema "O Futuro da Advocacia em Portugal" - serão também entregues prémios ao movimento Rock'n'Law e à Associação de Apoio à Vítima, sendo que os proveitos do evento vão reverter para a APAV.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Ricardo Paes Mamede

O populismo entre nós

O sucesso eleitoral de movimentos e líderes populistas conservadores um pouco por todo o mundo (EUA, Brasil, Filipinas, Turquia, Itália, França, Alemanha, etc.) suscita apreensão nos países que ainda não foram contagiados pelo vírus. Em Portugal vários grupúsculos e pequenos líderes tentam aproveitar o ar dos tempos, aspirando a tornar-se os Trumps, Bolsonaros ou Salvinis lusitanos. Até prova em contrário, estas imitações de baixa qualidade parecem condenadas ao fracasso. Isso não significa, porém, que o país esteja livre de populismos da mesma espécie. Os riscos, porém, vêm de outras paragens, a mais óbvia das quais já é antiga, mas perdura por boas e más razões - o populismo territorial.