José Eduardo Martins apoia Pedro Duarte

"Farei tudo o que puder para que tenha sucesso", disse ao DN o ex-secretário de Estado do Ambiente, a propósito do avanço de Pedro Duarte.

José Eduardo Martins - que se chegou a posicionar como possível candidato a líder do PSD no pós-Passos Coelho - vê com bons olhos uma eventual candidatura a líder de Pedro Duarte.

"É uma excelente entrevista [de Pedro Duarte ao Expresso]. Diz muito do que todos nós pensamos. É uma disponibilidade muito grande para o futuro do PSD, quando se concretizar. Farei tudo o que puder para que tenha sucesso", disse ao DN.

Já sobre a notícia da desfiliação de Pedro Santana Lopes, Eduardo Martins acrescentou: "Tenho pena que tenha saído, era um militante importante para o partido. Mas são caminhos que se separam."

No seu entender, o PSD não tem a temer com a intenção de Santana Lopes de dinamizar um novo partido, de cariz liberal: "Não acredito que um futuro partido criado por ele tenha efeito eleitoral no PSD. No limite é pior para o CDS. Uma visão mais conservadora da sociedade pode atrair eleitorado centrista."

Exclusivos

Premium

Maria Antónia de Almeida Santos

Uma opinião sustentável

De um ponto de vista global e a nível histórico, poucos conceitos têm sido tão úteis e operativos como o do desenvolvimento sustentável. Trouxe-nos a noção do sistémico, no sentido em que cimentou a ideia de que as ações, individuais ou em grupo, têm reflexo no conjunto de todos. Semeou também a consciência do "sustentável" como algo capaz de suprir as necessidades do presente sem comprometer o futuro do planeta. Na sequência, surgiu também o pressuposto de que a diversidade cultural é tão importante como a biodiversidade e, hoje, a pobreza no mundo, a inclusão, a demografia e a migração entram na ordem do dia da discussão mundial.