Poder
20 setembro 2018 às 16h18

Jorge Sampaio e Ramalho Eanes assistem à última aula de Marcelo

Aula Magna encheu-se de gente. "É um dia diferente", disse Marcelo à chegada

Graça Henriques

Houve festa na Aula Magna da Universidade de Lisboa, que esta tarde se encheu de gente para assistir à ultima aula de Marcelo Rebelo de Sousa como professor da Faculdade de Direito. Não pareceu uma aula e, se dúvidas houvesse, a marcha da universidade, "Pompa e Circunstância", daria o mote para a solenidade do acontecimento.

"É um dia diferente, emotivo. Quando digo que é a última aula, é mesmo a última", disse Marcelo à chegada.

Antes, à entrada da reitoria, Marcelo teve outra receção, a de um conjunto de estudantes que lhe entregou uma carta com várias reivindicações, como o fim das propinas ou o direito a alojamento. E que lhes pediram para fazer cumprir a Constituição no que respeita à garantia da educação. Marcelo disse que está atento. Os estudantes ripostaram que os orçamentos de estado vão sendo aprovados e pouco é feito por eles.

Marcelo esteve sentado no centro palco, ladeado por Leonor Beleza, amiga de longa data e presidente do Conselho Geral da Universidade, e pelo reitor Cruz Serra.

Muitas personalidades da política estão no salão nobre, entre eles dois ex-presidentes da República, Jorge Sampaio e Ramalho Eanes. Também estão Jaime Gama e Marques Mendes.

O cortejo académico dos professores e alunos que representam as várias faculdades foi saudado efusivamente. Marcelo recebeu das mãos de Alexandre Paço, da Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico, a capa com os emblemas da universidade "porque é a capa que acompanha o estudante e guarda todas as suas memórias".