Falsas presenças e viagens. Ferro convoca líderes parlamentares

O presidente da Assembleia da República quer discutir com os chefes das bancadas parlamentares os dois temas que mais têm abalado a imagem da AR nas últimas semanas.

Será na próxima quarta-feira, 5 de dezembro, segundo avançou o Jornal de Notícias, revelação confirmada há momentos ao DN por fonte do gabinete do presidente da Assembleia da República.

Para esse dia, Ferro Rodrigues convocou uma reunião extraordinária da conferência de líderes parlamentares, com dois temas na agenda: o caso dos falsos registos de presenças no plenário; e os pagamentos das viagens dos deputados de e para casa (os deputados eleitos pelos Açores e pela Madeira beneficiarão de um duplo subsídio, o da AR e um subsídio social de mobilidade).

Quanto às falsas presenças, a iniciativa do presidente da AR surge por continuarem a aparecer sucessivas notícias de sucessivos deputados dando conta de presenças assinaladas mas que afinal não existiram (todas as notícias envolvem deputados do PSD, nomeadamente José Silvano, Duarte Marques, Matos Rosa e Feliciano Barreiras Duarte).

O caso de Silvano levou aliás o MP a desencadear um inquérito.

Quanto à subsidiação das deslocações dos deputados insulares, o Conselho de Administração da AR sugeriu - depois de ter sido interpelado pelo presidente da AR - que o pagamento se passe a fazer mediante fatura, como acontece com as viagens internacionais, segundo noticiou o Expresso.

Ler mais

Exclusivos