Brexit. Durão Barroso diz que "a UE vai sobreviver e o Reino Unido também"

O antigo presidente da Comissão Europeia acredita que o abandono do Reino Unido da União Europeia "é mau", mas lembra que já existiu UE sem os britânicos

"Não é o fim". Para Durão Barroso o Brexit não é uma catástrofe. É um acontecimento negativo para o Reino Unido e para a União Europeia, mas "já existiu União Europeia sem o Reino Unido" e "existe Inglaterra bem antes de existir Comunidade Europeia", lembra o ​​​​​​​antigo primeiro-ministro, em entrevista à TSF, a propósito dos 30 anos da rádio.

"A União Europeia pode continuar perfeitamente sem o Reino Unido, mas é mau. Mau para a União Europeia, porque perde um dos principais membros, mas também para o Reino Unido, que deixa de estar num dos principais polos da economia mundial", comenta o antigo presidente da Comissão Europeia.

Durão Barroso colocou ainda em precetiva a força económica do Reino Unido. Com cerca de 60 milhões de pessoas, não é um dos "três polos de poder a nível mundial do ponto de vista económico: os EUA, a Europa e a China".

"A União Europeia vai sobreviver e o Reino Unido também", diz.

Cimeira das Lajes: "hoje faria diferente"

Durante a entrevista, Durão Barroso falou ainda sobre a a invasão dos Estados Unidos ao Iraque em 2003, admitindo que quando organizou a cimeira na base aérea das Lajes, nos Açores, antes deste acontecimento não "tinha a informação toda". Hoje, teria agido de maneira diferente, embora esteja tranquilo quanto às suas decisões.

"Hoje, faria diferente, mas na altura tive de atuar com a informação que tinha disponível e que me estava a ser dada pelos meus aliados, pelos nossos aliados. E, desse ponto de vista, acho que tomámos uma posição que salvaguardou os interesses do país, que respeitou o direito internacional", explica.

Esclareceu ainda que o então Presidente da República, Jorge Sampaio, conhecia e apoiava a realização da Cimeira das Lajes, apesar do Chefe de Estado se ter distanciado desta reunião depois da invasão ao Iraque.

Exclusivos