Brexit: Conselho de Estado reúne-se com negociador-chefe da UE

Órgão de consulta do Presidente vai reunir-se na quinta-feira, tendo como convidado o francês Michel Barnier, para abordar "as perspetivas para as futuras relações com o Reino Unido".

O Conselho de Estado vai reunir-se na quinta-feira, tendo como convidado o negociador-chefe da União Europeia para o Brexit, o francês Michel Barnier, para abordar "as perspetivas para as futuras relações com o Reino Unido".

Esta é a décima primeira reunião do órgão político de consulta do Presidente da República convocada por Marcelo Rebelo de Sousa desde que assumiu a chefia do Estado, em março de 2016, e a terceira que tem como tema central a saída do Reino Unido da União Europeia.

"A reunião, que abordará as perspetivas para as futuras relações com o Reino Unido, realiza-se dois dias depois do previsto debate e voto sobre o acordo de saída, na Câmara dos Comuns, em Londres", lê-se numa nota hoje divulgada no portal da Presidência da República na Internet.

"A reunião, que abordará as perspetivas para as futuras relações com o Reino Unido, realiza-se dois dias depois do previsto debate e voto sobre o acordo de saída, na Câmara dos Comuns, em Londres"

Marcelo Rebelo de Sousa aumentou a frequência das reuniões do Conselho de Estado, convocando-as aproximadamente de três em três meses, e inovou ao convidar personalidades estrangeiras e portuguesas para as reuniões deste órgão.

A anterior reunião deste órgão foi no dia 7 de novembro de 2018, com uma agenda também dedicada ao Brexit e a participação do ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, como convidado.

O contexto europeu na sequência do chamado Brexit já tinha sido analisado em Conselho de Estado em 11 de julho de 2016, logo depois do referendo que determinou a saída do Reino Unido da União Europeia, realizado em 23 de junho desse ano.

Presidido por Marcelo Rebelo de Sousa, o Conselho de Estado é composto pelos titulares dos cargos de presidente da Assembleia da República, primeiro-ministro, presidente do Tribunal Constitucional, Provedor de Justiça, presidentes dos governos regionais e pelos antigos Presidentes da República.

Integra, ainda, cinco cidadãos designados pelo chefe de Estado, pelo período correspondente à duração do seu mandato, e cinco eleitos pela Assembleia da República, de harmonia com o princípio da representação proporcional, pelo período correspondente à duração da legislatura.

Anteriormente, Marcelo Rebelo de Sousa convidou para as reuniões deste órgão o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, o diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevêdo, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres.

Ler mais

Exclusivos

Premium

educação

O que há de fascinante na Matemática que os fez segui-la

Para Henrique e Rafael, os números chegaram antes das letras e, por isso, decidiram que era Matemática que seguiriam na universidade, como alunos do Instituto Superior Técnico de Lisboa. No dia em que milhares de alunos realizam o exame de Matemática A, estes jovens mostram como uma área com tão fracos resultados escolares pode, afinal, ser entusiasmante.