Surf adaptado no lançamento de campanha institucional para eleições de 2019

Dia 8 de setembro, na praia de Carcavelos, em Cascais, será lançada a campanha institucional para as eleições europeias de 2019. Durante a ação, que pretende alertar para o que a União Europeia fez pelas pessoas com deficiência, será lançado também o site www.thistimeimvoting.eu/pt (desta vez eu vou votar)

Patrícia Viegas
 | foto D.R.
Site www.thistimeimvoting.eu/pt vai para o ar a 8 de setembro mas já é possível fazer registo | foto D.R.
Vista geral de um votação no Parlamento Europeu em Estrasburgo | foto EPA/PATRICK SEEGER

A campanha institucional para as eleições europeias de 2019 vai ser lançada no próximo sábado, dia 8 de setembro, na praia de Carcavelos, durante uma ação de surf adaptado que pretende chamar também a atenção para as questões da deficiência.

O evento, organizado pelo Gabinete do Parlamento Europeu e a Representação da Comissão Europeia em Portugal, em colaboração com a SURFaddict - Associação Portuguesa de Surf Adaptado, pretende divulgar as eleições europeias junto do público em geral ainda durante o verão.

Outro dos objetivos da iniciativa é chamar a atenção para as decisões da União Europeia (UE) relativamente às pessoas com deficiência, tema que importa colocar na agenda, segundo os organizadores.

Durante a ação, será lançado o site www.thistimeimvoting.eu/pt, através do qual os cidadãos se poderão inscrever e participar numa rede de multiplicadores de informação sobre as eleições europeias. Em português, o nome do site quer dizer "desta vez eu vou votar".

De acordo com a organização, "o objetivo da campanha institucional das Eleições Europeias, que se realizam a 26 de maio de 2019 em Portugal, é combater a abstenção e sensibilizar o público para a importância deste escrutínio e para o impacto da UE nas suas vidas".

Na ocasião será distribuída informação sobre as eleições europeias e sobre as decisões da UE na área da deficiência, enquanto a Associação Portuguesa de Surf Adaptado "fabricará sorrisos, colocando surfistas especiais no mar".

A Associação Portuguesa de Surf Adaptado, criada em 2012, já levou 1 800 pessoas com algum tipo de deficiência a surfar, promovendo assim o surf para todos.

Para o evento, a organização refere que foram convidados os secretários de Estado da Inclusão, da Juventude e Desporto e dos Assuntos Europeus.

O Parlamento Europeu tem a sua sede em Estrasburgo, França, onde se reúne em plenário uma vez por mês. Na maior parte do tempo, os eurodeputados que representam os cidadãos dos 28 Estados membros da União Europeia trabalham em Bruxelas, na Bélgica.

Na próxima legislatura, Portugal terá direito a eleger 21 eurodeputados. O Reino Unido, que deverá sair da UE a 29 de março de 2019 depois de ter optado pelo brexit em referendo, já não terá direito a ter deputados na eurocâmara.

A Associação Portuguesa de Surf Adaptado tem promovido várias iniciativas, entre as quais as recentes Buondi Surf Sessions, que contaram com a participação do sufista Garret McNamara e decorreram entre os dias 15 e 30 de agosto.