Eurodeputado Pedro Silva Pereira condecorado pelo imperador do Japão

Acordo comercial entre a União Europeia e o Japão valeu a distinção ao deputado socialista com a Ordem do Sol Nascente (Raios de Ouro e Faixa)

O eurodeputado socialista português Pedro Silva Pereira foi condecorado pelo imperador do Japão "pelo seu papel como relator do Parlamento Europeu para o acordo comercial entre a União Europeia e o Japão", anunciou este sábado o gabinete do parlamentar.

De acordo com a nota de imprensa do gabinete do eurodeputado, que também é vice-presidente do Parlamento Europeu, o imperador Naruhito atribuiu esta semana a Pedro Silva Pereira a Ordem do Sol Nascente (Raios de Ouro e Faixa), "uma das mais altas e prestigiadas ordens honoríficas japonesas".

A Ordem do Sol Nascente, uma das mais antigas ordens honoríficas do Japão, foi instituída pelo Imperador Meiji, em 1875, indica ainda a nota.

Na nota recorda-se que coube a Pedro Silva Pereira "presidir, no âmbito da Comissão de Comércio Internacional [do Parlamento Europeu], ao Grupo de Monitorização das negociações com o Japão".

Pedro Silva Pereira elaborou ainda "a proposta de decisão final" sobre o acordo de Parceria Económica União Europeia-Japão, que entrou em vigor em fevereiro, e foi aprovado no plenário do Parlamento Europeu.

"A notícia da atribuição desta distinção foi conhecida quando Pedro Silva Pereira se encontrava em Tóquio, no início da semana, para representar o Parlamento Europeu na Cimeira Interparlamentar do G20", de acordo com o documento.

O imperador Naruhito começou o seu reinado no dia 1 de maio deste ano, e foi entronizado no passado dia 22 de outubro, numa cerimónia, em Tóquio, que contou com a presença do antigo Presidente da República Aníbal Cavaco Silva, em representação de Portugal.

O novo soberano, de 59 anos, tornou-se no 126.º imperador do Japão em 01 de maio, dia seguinte ao pai Akihito, de 85 anos, ter abdicado, uma decisão inédita nesta dinastia de mais de dois séculos.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG