Portugal Fashion: Há 20 anos a "elevar o conceito da moda portuguesa"

Os Storytailors, com a coleção Unbreakable, inauguraram a 37.ª edição do certame em Lisboa

Unbreakable. Inquebrável. Figuras femininas, com vestes etéreas, estampados reproduzindo os desenhos da azulejaria portuguesa. E, claro, os indispensáveis corpetes que tornaram os Storytailors famosos. A dupla de criadores teve honras de inauguração da 37.ª edição deste evento, quecoincide com o 20.º aniversário do Portugal Fashion. O certame segue para o Porto para mais três dias de moda.

O Four Season Ritz Hotel Lisboa recebeu o desfile inaugural, assinado pelos Storytailors. O evento prosseguiu para o Museu Nacional de História Natural, com as criações de Carla Pontes e da marca HIBU, que se inseriram no âmbito do projeto Bloom, que divulga o trabalho de jovens designers. O primeiro dia do Portugal Fashion terminou com a apresentação da coleção da dupla Alves/Gonçalves.

A 37.ª edição do Portugal Fashion tem o tema Celebration, precisamente para assinalar os seus 20 anos de existência. João Rafael Koehler, presidente da direção do Portugal Fashion, congratula-se com o caminho percorrido. "Por um lado é mais um ano que passa, mas por outro 20 anos é sempre algo que marca. Já estamos há muitos meses a celebrar e é importante lembrar todas as pessoas que há muito tempo estão a trabalhar na organização deste evento", começou por dizer o responsável.

Koehler destacou ainda que o Portugal Fashion tem "um valor imaterial", tendo conseguido "elevar o conceito da moda portuguesa, dos têxteis e do calçado". O também diretor da ANJE gostava que, no futuro, o Portugal Fashion conseguisse lançar uma marca global. "Claro que um dia gostávamos de ter um Ralph Lauren, um Marc Jacobs. Mas já temos o Filipe Oliveira Batista, que começou no Portugal Fashion e que agora é diretor criativo da Lacoste. Além disso temos outros estilistas muito interessantes como o Miguel Vieira, Luís Buchinho, Fátima Lopes, Katty Xiomara".

O estilista Nuno Gama também referiu que a data "tem a importância de 20 anos de trabalho de muita gente". "É muito tempo. O Portugal Fashion já é um adulto", rematou. Júlio Magalhães, diretor-geral do Porto Canal e caras conhecidas da televisão como Cláudia Semedo e Luísa Barbosa também marcaram presença no arranque do certame.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG