O ator que se tornou fenómeno de passerelle aos 79 anos

Deshung Wang atingiu a popularidade com 79 anos ao estrear-se na Semana da Moda da China, em 2015. O ator deixou a cidade natal, Shenyang, aos 50 anos para começar tudo de novo em Pequim

A peculiaridade da vida de Deshung Wang faz os seus dias, passados e futuros, parecerem momentos cinematográficos. Com 79 anos, Wang foi convidado para participar na edição de 2015 da Semana da Moda da China, onde estava presente apenas como espectador. A intermediária, sem intenção, foi a filha, que foi convidada para compor a mistura sonora para o desfile. Os organizadores do evento repararam em Wang e contrataram-no para desfilar ao som da música da filha. A estreia não lhe bastou e voltou a pisar o prestigiado palco, na edição deste ano, pouco depois de fazer 80 anos.

O "avô" Wang é, assim, a mais recente sensação do mundo da moda, com tentativas frustradas de uma carreira como protagonista no teatro e no cinema a culminarem no estrelato na vida real. Como modelo. Sobre o seu mediatismo tardio, Wang diz apenas, com humor: "Estive 60 anos a preparar-me para este momento."

Entre as décadas de 1960 e 1980, muitos foram os chineses oriundos de zonas rurais que migraram para a capital, Pequim, em busca de melhores condições de vida. Wang, que se estreara como ator de teatro aos 24 anos na cidade de Shenyang, foi um dos Vagabundos de Pequim - cognome atribuído àqueles que não tinham autorização legal para residir na capital chinesa. Aos 49 anos, Deshung Wang decidiu percorrer os 700 quilómetros de distância que separavam a sua cidade natal de Pequim para começar de novo. "Mudei-me sem nada, comecei tudo do zero", conta o agora modelo, num vídeo publicado na rede social chinesa Weibo.

A mulher, Zhao Aijun, sugeriu-lhe que apostasse na arte performativa, um espetáculo de grande exigência física, em que o artista recria o aspeto das estátuas da Antiguidade. A ideia poderia ter caído por terra caso a história não fosse a de Wang que, aos 50 anos, entrou num ginásio pela primeira vez. Quem o conhecia não terá ficado espantado com a determinação, uma vez que o "avô mais sexy da internet" decidiu aprender inglês aos 44 anos. O produto de mais de meia década de trabalho consolidou-se no espetáculo Living Sculpture Performance, criado por Wang.

Na China, é comum que as aposentações se registem entre os 50 e os 60 anos. Wang seguiu esse caminho e, aos 70, intensificou o treino físico para, nove anos depois, fazer história.

"Quando achas que é demasiado tarde, tem cuidado: não deixes que isso funcione como desculpa", aconselha este filho de um cozinheiro e de uma doméstica, que começou a trabalhar aos 14 anos. "Ainda tenho sonhos por alcançar", remata Wang, com o olhar elevado, como quem procura mais, numa inocência não corrompida pela idade.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG