Virgílio Castelo junta amigos e família para falar de "amor"

Depois de um primeiro romance lançado em 2008, o ator aventurou-se a escrever sobre "o que é o amor" em 'Despedida de Casado'. A apoiá-lo esteve a mãe das suas filhas, Maria Lucena, o apresentador Daniel Oliveira e os escritores Rita Ferro e Mário Zambujal, que apresentaram o novo livro ao público.

O lançamento de Despedida de Casado realizou-se na quinta-feira, pelas 18.00, na FNAC do Chiado. Ao DN, Virgílio Castelo explicou o que esteve por trás desta obra. "Aqui há uns anos, quando a Esfera dos Livros [editora] me convidou para escrever um livro, eu aceitei, mas disse que queria escrever sobre três coisas: Portugal, o amor e Deus. Escrevi um primeiro romance em 2008, O Último Navegador, e este é uma tentativa de reflexão sobre o que é o amor, do ponto de vista masculino". A sua resposta a essa questão é simples: "O amor não é uma projeção nem um desejo. É uma lei, como as leis da física, como a lei da gravidade", defendeu.

Na plateia, para além dos seus pais e das suas filhas, Violeta e Sancha, esteve também Maria Lucena, de quem se separou em 2012 e com quem terá reatado recentemente. A fotógrafa não quis ser abordada pela imprensa e o ator, quando questionado sobre uma possível reconciliação, respondeu que prefere "não falar da vida pessoal".

A apresentação do romance foi conduzida pelos escritores Rita Ferro e Mário Zambujal, que não pouparam elogios a Virgílio Castelo. "Conheço-o há mais ou menos 25 anos. Para mim, a escrita sem música não é escrita e essa capacidade não falta ao Virgílio. Ele tem uma linguagem muito comunicativa e não banalizada", sublinhou o também jornalista. Já Rita Ferro, que reconhece que não ser "amiga de Virgílio Castelo", enfatizou a "densidade e riqueza metafórica brutal" desta obra.

Despedida de Casado relata a complexa história de amor entre João e Beatriz, que decidem suicidar-se juntos para eternizar o sentimento. O ponto de partida desta trama, revela ainda o autor, é uma "notícia" que leu "num jornal francês".

Ler mais

Exclusivos