Segredos de família que Yves Saint Laurent morreu sem conhecer

Yves Saint Laurent com a top model Laetitia Casta e a amiga Catherine Deneuve no desfile que encerrou 40 anos de carreira do estilista no mundo da moda

Marianne Vic revela em livro algumas das histórias da família do estilista que faleceu sem saber que a mãe tinha sido violada em criança

"Rien de ce qui est humain n'est honteux" (Nada do que é humano é vergonhoso), é o mais recente livro de Marianne Vic, sobrinha de Yves Saint Laurent, que guardou por 16 anos um segredo familiar, que agora torna público: a violação da mãe do estilista, quando tinha apenas 5 anos de idade, pelo padrasto, lê-se numa reportagem do Le Point.

"Eu nunca pensei sequer em contar-lhe [a Saint Laurent]", explica Vic, filha de Brigitte, irmã do estilista, a quem a avó Muller confidenciou o segredo em 2002, poucos dias depois de o estilista ter anunciado a sua retirada do mundo da moda.

"Nunca compreendi porque é que ela me tinha escolhido. Porque é que não contou a um dos três filhos, que ainda estavam vivos?", questiona a escritora num artigo publicado pelo El País.

"Um segredo de família é sempre um veneno. Seja qual for, devora-te por dentro", solta.

Este segredo não vinha sozinho. Lucienne, a mãe do designer, era também ela filha de uma violação. A mãe tinha sido violentada pouco depois do casamento com um banqueiro da Argélia colonial. A fim de evitar que a escalada social da família fosse retardada pelo escândalo, a menina foi confiada a uma ama de leite e passou os primeiros cinco anos de vida a viver num lar adotivo.

Foi quando regressou a casa da mãe, para viver com ela, que foi vítima da violação do padrasto, segundo revela o livro de Vic recentemente publicado em França.

"Eu não queria transmitir este peso aos meus filhos", diz justificando a obra, que surge agora para colocar o segredo a descoberto 16 anos depois de a avó lho ter confiado.

A sobrinha de Yves Saint Laurent esperou da morte do tio, da avó e da mãe, Brigitte, para contar ao mundo o que tinha acontecido com a mãe do estilista.

Brand Story

Mais popular

  • no dn.pt
  • Pessoas
Pub
Pub