Ninguém quis a aguarela, só o DiCaprio

Leilão para ajudar a salvar as tartarugas em extinção juntou Patti Smith, Naomi Watts, Richard Branson e Ted Danson, entre outras celebridades. DiCaprio gastou mais de 200 mil euros.

Leonardo DiCaprio pagou 223 mil euros por uma aguarela de Walton Ford num leilão no Turtle Ball, ou baile das tartarugas. Foi a terceira edição desta festa de angariação de fundos para ajudar a salvar as tartarugas em vias de extinção, cheia de caras conhecidas, segundo conta o El País.

DiCaprio foi o único a licitar no leilão da aguarela Pacific Theater, de Walton Ford, que na verdade estava a avaliada no dobro do preço. Mas como ninguém competiu com o ator de Titanic e Lobo de Wall Street, foi este quem a levou para casa.

No leilão estavam também presentes Patti Smith, Naomi Watts, Richard Branson e Ted Danson, entre outras celebridades, mas mais ninguém levantou o braço para licitar na aguarela. O resultado terá apanhado DiCaprio de surpresa.

De acordo com o jornal espanhol El País, DiCaprio tem uma ampla coleção de arte que começou a colecionar nos últimos anos, que inclui Basquiat, Frank Stella e Takashi Murakami.

O Turtle Ball tem lugar anualmente em Nova Iorque. Este ano, a edição foi dedicada a Robert F. Kennedy Jr.

Ler mais

Exclusivos

Premium

João Gobern

País com poetas

Há muito para elogiar nos que, sem perspectivas de lucro imediato, de retorno garantido, de negócio fácil, sabem aproveitar - e reciclar - o património acumulado noutras eras. Ora, numa fase em que a Poesia se reergue, muitas vezes por vias "alternativas", de esquecimentos e atropelos, merece inteiro destaque a iniciativa da editora Valentim de Carvalho, que decidiu regressar, em edições "revistas e aumentadas", ao seu magnífico espólio de gravações de poetas. Originalmente, na colecção publicada entre 1959 e 1975, o desafio era grande - cabia aos autores a responsabilidade de dizerem as suas próprias criações, acabando por personalizá-las ainda mais, injectando sangue próprio às palavras que já antes tinham posto ao nosso dispor.