Jovem processa R Kelly por abuso e diz que ele a infetou com uma DST

Mais uma alegação que envolve o cantor de 51 anos. Faith Rodgers fala ainda num contexto de "mestre e escravos" entre o artista e quem o rodeia

Faith Rodgers, de 19 anos, conheceu R Kelly em 2017 e tiveram uma relação durante quase um ano. Agora, a jovem colocou um processo em tribunal contra o artista de 51 anos, que tem estado envolvido em várias polémicas relativas a casos de alegado abuso sexual. Inclusivamente, plataformas como o Spotify já não têm a música de R Kelly, na sequência de um movimento que apelou a um boicote ao artista.

Em entrevista à BBC, contou que se conheceram no Texas e, em maio de 2017, apanhou um voo para Nova Iorque para assistir a um concerto do cantor. Às seis da manhã recebeu uma chamada de R Kelly e este foi até ao hotel da jovem, onde ordenou depois que ela se despisse. Faith Rodgers diz que o comportamento foi "bastante agressivo" e que "congelou" quando o artista tentou ter sexo com ela.

"Disse-lhe que não estava pronta", afirmou a jovem. No entanto, R Kelly forçou-a a ter relações sexuais, enquanto dizia coisas "degradantes". A jovem viria a descobrir depois ter contraído herpes do cantor.

Faith Rodgers diz que foi abusada, fisicamente e verbalmente, e conta episódios de sexo forçado que foram, inclusivamente, dolorosos, incluindo antes de um concerto em que R Kelly ignorou quem o chamava para subir a palco. Diz também ter sido obrigada a fazer coisas enquanto era filmada com as quais não se sentia "confortável".

Revela ainda que ele tentou que ela assinasse um contrato, mas que não aceitou.

"Ele é o mestre e os outros são escravos", acrescenta ainda, explicando um conjunto de regras na entourage do cantor, que incluem levantar-se quando ele entra ou dar-lhe um beijo na boca sempre que ele chega a algum local.

R Kelly e os seus representantes têm negado todas as alegações ao longo dos últimos meses.

As primeiras acusações de abusos sexuais contra o artista - nascido Robert Sylvester Kelly - surgiram ainda nos anos 1990. Em 1996, chegou a acordo fora dos tribunais com Tiffany Hawkins, que o acusava de ter mantido uma relação sexual com ela quando tinha 15 anos. Em 2008, acabou ilibado das acusações de pornografia infantil, depois de ter sido acusado de manter e filmar encontros sexuais com uma adolescente de 14 anos.

Ler mais

Premium

João Gobern

País com poetas

Há muito para elogiar nos que, sem perspectivas de lucro imediato, de retorno garantido, de negócio fácil, sabem aproveitar - e reciclar - o património acumulado noutras eras. Ora, numa fase em que a Poesia se reergue, muitas vezes por vias "alternativas", de esquecimentos e atropelos, merece inteiro destaque a iniciativa da editora Valentim de Carvalho, que decidiu regressar, em edições "revistas e aumentadas", ao seu magnífico espólio de gravações de poetas. Originalmente, na colecção publicada entre 1959 e 1975, o desafio era grande - cabia aos autores a responsabilidade de dizerem as suas próprias criações, acabando por personalizá-las ainda mais, injectando sangue próprio às palavras que já antes tinham posto ao nosso dispor.