Jennifer Lawrence volta a ser a atriz mais bem paga do mundo

A revista Forbes divulgou o ranking das atrizes mais bem pagas de 2016

Jennifer Lawrence volta a ser a atriz mais bem paga do mundo, segundo o "ranking" da revista Forbes. Com uma fortuna de 46 milhões de dólares (40,6 milhões de euros), angariada nos últimos 12 meses, a atriz de 26 anos é também, pelo segundo ano consecutivo, a mais jovem a conseguir o feito.

Grande parte dos lucros de Lawrence provêm do filme Os Jogos da Fome: A Revolta - Parte 2, o último da saga baseada na obra de Suzanne Collins, que arrecadou uns impressionantes 578 milhões de euros em bilheteira.

O segundo lugar da lista da Forbes é ocupado por Melissa McCartney. Com 29,1 milhões de euros amealhados, a atriz do novo Caça-Fantasmas ultrapassa Scarlett Johansson, a terceira colocada com 22,1 milhões de euros somados nos últimos 12 meses.

Jennifer Aniston subiu uma posição em relação ao ano passado, surgindo agora em quarto lugar com ganhos de 18,5 milhões de euros. Curiosamente, destaca a Forbes, grande parte das receitas de Aniston não vêm do grande ecrã, mas de campanhas publicitárias para marcas como a Emirates Airlines, Smartwater, Aveeno ou Living Proof.

De destacar ainda o progresso de Mila Kunis, que passou de um 16.º lugar para o nono, angariando 9,7 milhões de euros no decorrer do último ano.

"Apesar de estas atrizes ganharem mais do que aquilo com que a maioria das pessoas pode sonhar, os seus lucros no cinema são apenas uma fração dos lucros dos seus homólogos masculinos. Um estudo recente mostra que as personagens femininas ocupam apenas 28,7% dos papéis existentes em filmes. Quando as mulheres estão no ecrã, é provável que seja para agradar aos homens", sublinha a Forbes.

Para comprovar esta afirmação, basta olhar para os lucros de Jennifer Lawrence, que foram quase metade dos de Robert Downey Jr., o líder em 2015, com 70,7 milhões de euros.

Nomes como Sandra Bullock, Angelina Jolie, Kristen Stewart, Reese Witherspoon e Cameron Diaz ficaram, desta vez, de fora do ranking das 10, dando lugar a Fan Bingbing (a única chinesa no ranking, que ocupa o quinto lugar), Charlize Theron (sexto lugar), Amy Adams (sétimo lugar), Julia Roberts (oitavo lugar) e Deepika Padukone (estrela de Bollywood, que fecha a lista).

Ler mais

Exclusivos

Premium

Rosália Amorim

"Sem emoção não há uma boa relação"

A frase calorosa é do primeiro-ministro António Costa, na visita oficial a Angola. Foi recebido com pompa e circunstância, por oito ministros e pelo governador do banco central e com honras de parada militar. Em África a simbologia desta grande receção foi marcante e é verdadeiramente importante. Angola demonstrou, para dentro e para fora, que Portugal continua a ser um parceiro importante. Ontem, o encontro previsto com João Lourenço foi igualmente simbólico e relevante para o futuro desta aliança estratégica.