"Glamour" da realeza aqueceu noite fria em Guimarães

Os reis de Espanha foram os convidados de honra do jantar oferecido pelo presidente da República no Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães. Presença de Sara Carbonero e Iker Casillas foi a mais comentada

Felipe e Letizia sorriem em solo português como já não o fazem há muito no país vizinho. A atitude descontraída e bem-disposta dos reis na sua visita oficial a Portugal contrasta com os rostos fechados (sobretudo da rainha) nos últimos atos oficiais em Espanha.

A família real espanhola não vive momentos benfazejos do outro lado da fronteira: o clima de contestação, a instabilidade política, os movimentos republicanos, fazem com que os reis Felipe VI e Letizia vejam em receções calorosas como a que tiveram ontem, no Porto e em Guimarães, raros momentos de apreço público... aos quais correspondem, com as aproximações à multidão, os apertos de mão, os sorrisos, algo que vai rareando no seu próprio país.

Guimarães vestiu-se de gala para receber os reis espanhóis e, no Paço dos Duques de Bragança, com Marcelo Rebelo de Sousa como anfitrião, deu-se um aguardado (re)encontro: o de Letizia, jornalista tornada rainha, com Sara Carbonero, jornalista tornada blogger/figura pública/mulher de Iker Casillas.

Foram, sem margem para dúvidas, as mais elegantes do jantar, que contou com 150 convidados: a rainha com um vestido preto comprido, rendado, Carolina Herrera (cujo preço ronda os 5000 euros), modelo já usado num jantar de gala em Madrid, em 2014; a mulher de Iker Casillas com um vestido com top preto com transparências e saia branca com flores negras, da criadora espanhola (e sua amiga) Vicky Martín Berrocal.

O jantar foi composto por especialidades lusas: consomê de presunto de Barrancos em juliana, com cogumelos e cebolinho, tornedó de pescada com aveludado de cebola e alho francês e, para a sobremesesa, pudim abade de Priscos. A refeição foi acompanhada por vinho Madeira Barbeito, Niepoort Rótulo 2015 (Dão), Vallado reserva 2014 (Douro) e Porto Casa Amarela 10 anos.