Fernando Santos: "Um homem com fé não tem medo de nada"

No especial 'Alta Definição', exibido na véspera da final do Euro 2016, o selecionador Fernando Santos garantiu que vai "fazer tudo para dar uma grande alegria aos portugueses".

Na véspera da final do Euro 2016, que será disputada entre as seleções de Portugal e da França, em Paris, a SIC exibiu um especial do programa Alta Definição com declarações inéditas do selecionador nacional.

Na entrevista, que tinha sido gravada no ano passado, pouco depois do apuramento da equipa das quinas para a fase final desta competição, Fernando Santos já demonstrava estar confiante numa boa exibição, deixando claro que ele e a sua equipa iriam "fazer tudo para dar uma grande alegria aos portugueses". E conseguiu mesmo fazer história, ao levar a seleção portuguesa de futebol a disputar a segunda final de um europeu de futebol.

Ao longo da conversa com Daniel Oliveira, o técnico, de 61 anos, falou sobre o seu lado religioso, garantindo que "um homem com fé não tem medo de nada". Revelou ainda que sempre foi "fascinado com a complexidade das coisas" e que nunca foi uma pessoa "de expressar os sentimentos de forma efusiva".

Fernando Santos recordou a relação que tinha com o pai, que morreu há quase 20 anos. O selecionar nacional tem "a certeza" que um dia vai "reencontrar o pai" e não tem dúvidas de que o progenitor está a acompanhar o seu percurso, e, consequentemente, o da seleção nacional.

Na época 1998/1999, quando se sagrou campeão pelo FC Porto, o treinador, que tinha perdido o pai há pouco tempo, pediu que este lhe enviasse um sinal. Quando estava a entrar numa igreja, Fernando Santos foi abordado por um homem, que era apenas seu conhecido, e que fez questão de lhe oferecer um presente: uma caneta Parker preta, com o seu nome gravado.

E foi nesse momento que o selecionador nacional sentiu o sinal que tinha pedido ao pai. "Quando fiz o exame da quarta classe, o meu pai ofereceu-me um conjunto de canetas Parker com o meu nome gravado", disse, visivelmente emocionado.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG