Adeus, 'juicing'. Olá, 'souping'. Eis a nova dieta das celebridades

Jennifer Aniston e Gwyneth Paltrow são algumas das estrelas que já se renderam a este novo regime

Manter uma silhueta esguia nem sempre é fácil e há quem recorra a vários truques para conseguir fintar a balança. Depois da moda do juicing (alimentação à base de sumos naturais, feitos com frutas, vegetais, sementes e outros suplementos de origem orgânica ), agora as celebridades estão rendidas a uma nova dieta: o souping.

Tal como o nome indica, trata-se de um plano alimentar em que a sopa é o único prato permitido. Para muitos, esta é a versão detox de inverno do juicing. Uma das suas grandes defensoras é Gwyneth Paltrow. "Nos meses mais frios, os nossos corpos anseiam por calor e conforto, e beber sumo em todas as refeições não é muito atraente. Assim, a sopa faz mais sentido como uma alternativa para o inverno", escreveu a atriz no seu blogue, Goop.

Adepta de dietas detox, a ex-mulher de Chris Martin também partilhou algumas receitas para quem quiser seguir este regime. Gwyneth Paltrow sugere que seja feita uma aposta em alimentos ricos em nutrientes, fibras e vitaminas. Uma sopa que tem como ingrediente principal a abóbora é "uma refeição reconfortante para o inverno" e que inclui "uma injeção de gengibre, ajudando a estimular a digestão", escreveu a atriz, que aos 43 anos exibe uma silhueta invejável.

Outra das sugestões apontadas pela atriz de 43 anos é uma refeição à base de lentilhas vermelhas. "Esta sopa vegan é leve mas rica o suficiente para que nos mantenhamos saciados entre as refeições", justifica.

Mas Paltrow não é a única seguidora do souping. Outra adepta fervorosa deste regime é Jennifer Aniston. De acordo com o Daily Mail, uma das receitas favoritas da atriz é uma sopa composta por ingredientes como aipo, cebola e caldo de legumes. A atriz norte-americana de 46 anos encontra neste regime uma forma de compensar o organismo depois de um período de excessos, como o Natal ou a passagem de ano.

Num artigo publicado na Vogue são descritas algumas das vantagens de uma alimentação desintoxicante à base de sopas, nomeadamente o baixo índice glicémico relativamente aos sumos, o que evita picos de insulina que originam fome. Esta refeição também tem uma maior quantidade de nutrientes e é pobre em calorias.

Mas também é preciso ter alguns cuidados, sob pena de a dieta não atingir os efeitos pretendidos. Jo Travers, especialista em nutrição e dietética, revelou ao Daily Mail aquele que é um erro comum por parte de quem decide seguir o souping. "As sopas instantâneas têm, na maior parte das vezes, muito sal e conservantes. Quando aquecidas a temperaturas muito elevadas perdem parte dos nutrientes e das vitaminas, o que faz que deixem de ser saudáveis", destacou. A importância das sopas caseiras é precisamente o facto de quem as cozinha poder controlar todos os ingredientes que as compõem.

Os regimes alimentares seguidos pelas estrelas nem sempre são bem recebidos. Em 2014, a British Dietetic Association alertou os britânicos para os perigos de algumas dietas, nomeadamente a do ar que, como o nome indica, é seguida por quem acredita ser possível viver sem comida ou líquidos. Quem acompanha de perto o mundo das celebridades lembrar-se-á com certeza do bizarro regime alimentar que Beyoncé terá seguido em 2013 e que a terá ajudado a perder nada mais nada menos do que dez quilos. A cantora terá passado 14 dias a ingerir apenas água com pimenta-caiena e sumo de limão, regime que ficou conhecido como master cleanse.

Recentemente, o cozinheiro particular de Gisele Bündchen e Tom Brady revelou que o casal faz alimentação constituída por "80% de vegetais" e que alimentos como açúcar e farinha brancos, café e laticínios estão totalmente proibidos.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG