Português é vice-presidente na organização que junta prisões europeias

Celso Manata eleito vice-presidente de organização que junta cerca de 40 serviços prisionais europeus

O diretor geral de Reinserção e Serviços Prisionais, Celso Manata, foi eleito vice-presidente da Europris, uma entidade não-governamental que reúne 40 entidades europeias com responsabilidades na gestão de serviços prisionais.

Criada em 2010, esta Organização Europeia de Serviços Prisionais e de Correção, que é patrocinada pelo Conselho da Europa, tem como objetivo a partilha de informação e de boas práticas no tratamento e gestão prisional, na tentativa de melhorar as condições de reclusão, a vida dos reclusos e da suas famílias.

"Foi eleito vice-presidente na reunião que houve na Estónia", explicou ao DN Celso Manata, explicando que esta organização permite "a consulta de bases de dados onde se partilha informação sobre o que cada país faz neste âmbito. Podemos colocar dúvidas ou ideias e trocar experiências", adiantou o responsável pelos serviços prisionais nacionais que vai ocupar o cargo de vice-presidente durante os próximos três anos. O presidente é o sueco Nils Öberg.

A Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais considera que a presença nesta entidade - que inclui, por exemplo, entidades da Austria, Bélgica, Bulgária, França, Dinamarca, Alemanha, Finlândia, Inglaterra e País de Gales e Itália - é essencial para acompanhar as tendências europeias no que diz respeito à gestão dos sistemas prisionais, tecnologias de segurança; um melhor acesso a fundos europeus para financiar projetos de melhoria dos serviços prestados; estabelecer parcerias de forma a desenvolver projetos de cooperação técnica.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG