Um milhão em multas por infração à lei do tabaco

Só nos primeiros seis meses foram instaurados 335 processos de contraordenação

As infrações à lei do tabaco já resultaram em multas de quase um milhão de euros, só nos primeiros seis meses do ano. No mesmo período foram instaurados 335 processos de contraordenação, o que dá uma média de dois por dia. Os números foram avançados ao JN pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).

Recorde-se que a lei mudou no início deste ano, tornando-se mais restritiva, por exemplo, ao proibir fumar nos locais públicos frequentados por menores. Só esta alteração levou à abertura de 74 processos desde janeiro.

Só nos últimos dois anos, a lei do tabaco já gerou multas no valor de quatro milhões de euros.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Patrícia Viegas

Espanha e os fantasmas da Guerra Civil

Em 2011, fazendo a cobertura das legislativas que deram ao PP de Mariano Rajoy uma maioria absoluta histórica, notei que quando perguntava a algumas pessoas do PP o que achavam do PSOE, e vice-versa, elas respondiam, referindo-se aos outros, não como socialistas ou populares, não como de esquerda ou de direita, mas como los rojos e los franquistas. E o ressentimento com que o diziam mostrava que havia algo mais em causa do que as questões quentes da atualidade (a crise económica e financeira estava no seu auge e a explosão da bolha imobiliária teve um impacto considerável). Uma questão de gerações mais velhas, com os fantasmas da Guerra Civil espanhola ainda presente, pensei.