Sismo de 3,0 na escala de Richter perto de Monchique

Sismo foi sentido, mas não causou qualquer dano, explica o IPMA

Um sismo com magnitude 3,0 na escala de Richter foi hoje sentido, sem causar danos nem vítimas, a cerca de 10 quilómetros de Monchique, no distrito de Faro, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O sismo foi registado às 08:15 de hoje nas estações da Rede Sísmica do continente e teve epicentro a cerca de 10 quilómetros a este de Monchique.

"Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada) na região de Monchique", indica ainda o IPMA em comunicado.

Os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excecional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10).

Exclusivos

Premium

Líderes europeus

As divisões da Europa 30 anos após o fim da Cortina de Ferro

Angela Merkel reuniu-se com Viktor Orbán, Emmanuel Macron com Vladimir Putin. Nos próximos dias, um e outro receberão Boris Johnson. E Matteo Salvini tenta assalto ao poder, enquanto alimenta a crise do navio da ONG Open Arms, com 107 migrantes a bordo, com a Espanha de Pedro Sánchez. No meio disto tudo prepara-se a cimeira do G7 em Biarritz. E assinala-se os 30 anos do princípio do fim da Cortina de Ferro.